No dia 28 de setembro, a partir das 10h00
Marginal do Porto volta a receber iniciativa de apoio aos doentes com leucemias, linfomas e mielomas
Caminhar, aproveitar a paisagem das margens do rio Douro e ajudar: é esta a proposta da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) para uma manhã solidária, a 28 de setembro (sábado), pelas 10h00. Em pleno mês da Consciencialização das Doenças Malignas do Sangue, a segunda edição da Caminhada das Pontes volta a desafiar doentes, cuidadores, familiares, profissionais de saúde e toda população a realizar uma breve caminhada individual, ao próprio ritmo.
Ao longo dos 4km de percurso que unem a Ponte do Freixo ao Horto das Virtudes, as equipas da APLL vão marcar presença junto às pontes para entregar o kit de caminhada – uma t-shirt, um saco e água – e para prestar todo o apoio necessário. A hora de início da caminhada e o ponto de receção dos kits é opcional, permitindo que cada participante faça a gestão do seu percurso, consoante a sua forma física. O encerramento da atividade terá lugar no Jardim do Horto das Virtudes, em Miragaia, onde, a partir das 11h30, os participantes serão desafiados a participar numa aula de zumba conduzida pelo Helder Vieira.
Isabel Barbosa, presidente da APLL, sublinha a importância de sensibilizar os portugueses para a necessidade de reforçar o apoio prestado a doentes que sofrem de leucemias, linfomas, mielomas e outras patologias do sangue: “Ações como esta apelam, sobretudo, ao convívio da população geral com doentes, sobreviventes e voluntários, sendo uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela APLL no âmbito da luta contra estas doenças”. E acrescenta: “Além do apoio à reabilitação física e psicológica, o acompanhamento prestado pela Associação é, em muitos casos, fulcral, uma vez que alguns dos associados não têm capacidade para suportar financeiramente alguns dos medicamentos ou tratamentos necessários”.
A inscrição para a Caminhada das Pontes – que tem um custo de cinco euros e inclui a oferta do kit de caminhada – pode ser realizada através do preenchimento de um formulário online ou no centro de atividades da APLL (Rua Damião de Góis, 96, aberto à terça-feira e à quinta-feira, entre as 15h00 e as 17h00). Os participantes terão, ainda, a possibilidade de se inscrever no próprio dia da caminhada. Mais informações disponíveis em www.apll.org.