Em mais de 80% das aquisições de dispositivos médicos, o diretor de serviço é o principal responsável pela decisão.

Apenas 37% dos hospitais contam com uma comissão de avaliação dedicada. Em 71% das compras o preço é o critério dominante.

Apenas 28% das instituições hospitalares possuem sistemas de gestão de dados que permitam realizar análises de custo-eficiência,

e somente 17% monitorizam a utilização de dispositivos médicos em contexto de vida real.

A 2ª edição do Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde acontece no próximo dia 23 de setembro, no Teatro Thalia, e serão apresentados e discutidos os primeiros resultados do “Índex Nacional de Acesso ao Dispositivo Médico”.

Os principais objetivos deste estudo, que conta com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e com o apoio técnico da consultora IQVIA, passam por mapear o circuito hospitalar dos dispositivos médicos, caracterizar o processo de aquisição dos dispositivos médicos em ambiente hospitalar, identificar os mecanismos implementados para redução de custos, medição e monitorização de valor, e as barreiras existentes ao processo de aquisição e disponibilização.

O painel de debate dos resultados irá reunir Antonieta Lucas da Apormed, Claudia Furtado do INFARMED, Pedro Almeida da ULS Médio Tejo e um representante da Ordem dos Farmacêuticos.

A segunda parte do evento será dedicada à “Regulação e Avaliação das tecnologias de Saúde na Europa” e o impacto nos sistemas de saúde, com Marco Marchetti, do Grupo de Avaliação de Tecnologias de Saúde da EU, Petra Zoellner, da Medtech Europe, Mariane Cossito, do INFARMED e Jaime Melancia, Plataforma Saúde em Diálogo.

O Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da Apormed, com moderação da jornalista Liliana Lobo de Carvalho. A participação é presencial e sujeita a inscrição prévia e limitada, feita no site da APAH.

O Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde incluirá também a apresentação do Projeto Vencedor da 2ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, cujo objetivo é reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o SNS.

Mais informações aqui.