Dia Nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica

Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde promovem atividades físicas para doentes crónicos

Passear, correr, praticar exercício físico, dançar, relaxar, fazer rastreios ou experimentar alimentação saudável, são algumas das atividades que vão decorrer no MOV.ONIC@ — Dia Nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica.

A iniciativa é dedicada a todas as pessoas com doença crónica, dos mais novos aos mais velhos, e decorre este sábado, dia 28 de setembro, entre as 10h30 e as 15h30, no Estádio 1.º de Maio do INATEL, em Lisboa.

O objetivo passa por sensibilizar a população para a importância da atividade física e alimentação no controlo e gestão de doenças crónicas, através de ações concretas de saúde pública que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida dos participantes.

O evento, com entrada livre, é dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), presidida pela Dra. Cristina Vaz de Almeida, e peloCoordenador do Plano Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques, em colaboração com cerca de 50 parceiros, como sociedades, associações de doentes e instituições, como é o caso do CIDEFES – Universidade Lusófona, INATEL, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).