Estão programadas várias atividades com o intuito de envolver a comunidade académica, assim como a população de Oeiras

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, a Atlântica – Instituto Universitário e a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica juntam-se ao Município de Oeiras, integrando um programa diversificado de ações, que decorre até dia 12 de outubro. As atividades com envolvimento da Atlântica arrancam já amanhã, 9 de outubro, às 11h00, com a disponibilização de uma unidade móvel da Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida – SER+, com rastreios gratuitos e aconselhamento personalizado.

Prevenir comportamentos de risco, garantindo a saúde física e mental

“A manutenção da saúde mental integra diversos fatores, nos quais se integra a prevenção de comportamentos de risco. Embora esta premissa se aplique a todas as faixas etárias, estas questões tendem a ser mais sensíveis junto da população mais jovem, em particular da comunidade académica”, explica Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica, sublinhando a importância a da presença da Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida – SER+ nas instalações da instituição. A unidade móvel vai disponibilizar, até às 16h00 de amanhã, rastreios ao HIV e Hepatites Virais, promovendo ainda o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre estas patologias, através da presença de profissionais especializados.

Paralelamente, entre as 15h00 e as 16h00, a Atlântica vai também acolher uma sessão de esclarecimentos, denominada Projeto Educação pelos Pares e que terá como público-alvo os jovens do ensino superior. Esta ação, que se irá debruçar sobre questões relativas à educação sexual, nomeadamente a prevenção da infeção VIH/SIDA, contará com o apoio da fundação A comunidade contra a SIDA. O conceito de educação pelos pares engloba várias modalidades de intervenção, partindo do princípio de que o aconselhamento por pares apresenta consideráveis vantagens quando comparado com o que é dado pelos adultos. A sessão de esclarecimentos vai procurar sensibilizar os jovens para comportamentos de risco, promovendo uma visão integrada da saúde física e, por consequência, mental.

Já no dia 10, Dia Mundial da Saúde Mental – que terá, este ano, como principal foco a temática do suicídio, com o objetivo de abordar estratégias preventivas de Saúde Mental Positiva – será marcado pela realização de várias atividades por parte da ESSATLA. A Escola Superior de Saúde Atlântica vai realizar uma sala aberta de saúde mental, onde serão desenvolvidos, ao longo do dia, workshops direcionados a diferentes temas e técnicas de prevenção de doença mental. As atividades, de participação gratuita, têm como objetivo sensibilizar para a importância da atividade física, mindfulness, gestão de emoções, capital psicológico ou esperança e compaixão para a manutenção da saúde mental.


Sobre a Atlântica – Instituto Universitário

Situada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Atlântica – Instituto Universitário distingue-se, há quase três décadas, por um modelo de ensino inovador que combina o rigor académico e as oportunidades de investigação com uma forte ligação ao tecido e realidades empresariais. A oferta formativa da Atlântica engloba várias licenciaturas, quatro mestrados e dois doutoramentos nas áreas da Engenharia, Ciências Empresariais e Nutrição. Destaca-se, ainda, enquanto única entidade privada em Portugal que oferece uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, integrando o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Comprometida com o estabelecimento e manutenção de uma relação de proximidade com a comunidade, a Atlântica faz parte do Oeiras Community Valley, um consórcio que visa maximizar o impacto das iniciativas de responsabilidade social das empresas e instituições, fomentando uma conexão com o Município de Oeiras alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://www.uatlantica.pt/.

Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica

Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.