A importância da alimentação saudável como um direito humano fundamental

Na semana de 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação), a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) promove um programa diversificado que pretende envolver a comunidade académica, profissionais de saúde, instituições e o público em geral.
Sob o mote “Direito à Alimentação, para um Futuro Melhor”, todas as ações planeadas têm como foco a promoção da literacia alimentar e a sensibilização para os desafios e oportunidades atuais na área da nutrição.
Nos dias 14, 15 e 17 de outubro, uma equipa constituída por elementos do Laboratório de Nutrição da FMUL vai realizar uma ação de literacia alimentar dirigida à comunidade académica em 11 das instituições da Universidade de Lisboa. Durante um dia, consoante a faculdade, esta equipa vai realizar várias atividades, como o “NUTRI”VIAL, uma adaptação do jogo Trivial Pursuit; uma prova cega; um questionário de “mito ou verdade” em alimentação; e ainda um desafio com realidade virtual sobre como procurar apoio nutricional na Universidade de Lisboa.
Com a participação de especialistas em nutrição da instituição, destaca-se também o lançamento de um e-book temático gratuito, disponível a partir de 16 de outubro, – “Alimentar o Futuro: direitos, oportunidades e estratégias para um mundo mais justo” – focado em questões críticas como o papel da nutrição na promoção da saúde e no tratamento de doenças crónicas.
Catarina Sousa Guerreiro, Professora da FMUL e coordenadora da Semana da Nutrição, afirma: esta iniciativa é uma oportunidade para promover a reflexão sobre o papel da alimentação saudável no contexto atual e para capacitar os cidadãos a tomarem decisões mais informadas e conscientes no seu dia alimentar. Ao longo desta semana, esperamos envolver e inspirar diversos públicos, desde crianças a profissionais de saúde, para juntos contribuirmos para uma sociedade mais saudável, consciente dos seus hábitos e respetivos impactos na redução da sua carga global de doença e melhoria da qualidade de vida.
João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL, refere: temos assistido a um crescente interesse pelo curso de Ciências da Nutrição, o que reflete um aumento significativo da consciência alimentar entre a população. Este interesse demonstra uma maior procura por profissionais qualificados, capazes de orientar a sociedade no caminho de uma alimentação equilibrada e sustentável, essencial para a promoção da saúde pública e para enfrentar os desafios globais relacionados com a nutrição.
O conjunto de atividades promovido pelo grupo académico da Licenciatura de Ciências da Nutrição (LCN) da FMUL culminará com o congresso científico 2024 Nutrition Insights, em fevereiro de 2025, dedicado à partilha de investigação e soluções práticas no campo da nutrição clínica e saúde pública.
Para mais informações sobre o programa da Semana da Nutrição e as atividades, clique aqui.