No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 12 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) lança uma nova campanha de sensibilização com o mote “Integrar Cuidados, Consolidar Pontes” com a participação do actor e apresentador, João Baião, reforçando a importância de garantir o acesso universal a estes cuidados em Portugal. A campanha surge em simultâneo com a mudança da identidade visual da Associação, refletindo a evolução e o seu compromisso contínuo com a humanização, a ciência e a acessibilidade no cuidado dos doentes.

Atualmente, em Portugal, mais de 100 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, necessitam de Cuidados Paliativos; no entanto, cerca de 70% não têm acesso a estes cuidados essenciais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, até 2060, o número de pessoas que precisarão de Cuidados Paliativos poderá duplicar, tornando esta questão ainda mais premente.

Esta nova campanha tem como objetivo sensibilizar o público e os decisores políticos para a urgência de expandir e melhorar o acesso aos Cuidados Paliativos, sublinhando que estes cuidados não são um luxo, mas um direito fundamental de qualquer pessoa com uma doença grave, progressiva ou incurável. A mensagem central da campanha reforça que os Cuidados Paliativos não se limitam ao final da vida, mas são, antes de mais, uma forma de garantir que cada dia vivido tenha qualidade e significado, com o menor sofrimento possível.

A par da campanha, a APCP apresenta a sua nova identidade visual, que simboliza o novo caminho da associação — um caminho resiliente, flexível e adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

A Enf. Catarina Pazes, Presidente da APCP afirma que “esta nova imagem representa o futuro, mas honra o caminho que já percorremos, refletindo o crescimento e a evolução da associação, sem nunca perder de vista os princípios fundamentais. Crescemos, aprendemos e continuamos a avançar, com o objetivo de levar os Cuidados Paliativos a todos os que deles precisam, em qualquer fase da vida.

Para assinalar a data, durante o mês de outubro, várias ações estão previstas para dar visibilidade aos Cuidados Paliativos: o conhecido apresentador João Baião será o rosto do spot televisivo de 20 segundos, transmitido nos principais canais de televisão e em rádios nacionais; de 10 a 12 de outubro, irá decorrer, em Aveiro, o XI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos focado na partilha de conhecimentos e avanços nesta área, juntando especialistas nacionais e internacionais; e para celebrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos será lançado um vídeo com mensagens significativas nas redes sociais da associação.

Enf. Catarina Pazes sublinha “Os Cuidados Paliativos não podem ser um privilégio, mas sim um direito de todos independentemente da idade ou da condição de saúde. Todos merecem viver sem sofrimento. Esta campanha, lançada no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, é um forte lembrete de que precisamos de fazer mais para garantir que este direito seja acessível a todos os portugueses”.

Nesta data, é imperativo reconhecer a importância da formação contínua de profissionais de saúde para promover uma maior integração dos Cuidados Paliativos no sistema de saúde português.

Sobre a APCP: A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) é uma associação sem fins lucrativos que congrega profissionais de diferentes áreas e proveniências (medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, reabilitação, nutrição, espiritualidade, entre outros) que se interessam pelo desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal. A APCP pretende ser uma associação forte e dinâmica que reforce e melhore o panorama da formação e prestação dos Cuidados Paliativos em Portugal, e que tem como fim último e central, melhorar a qualidade de vida dos doentes com doença avançada, incurável e/ou progressiva, e das suas famílias.