- Lançamento do Instituto acontece dia 24 de outubro durante as Conferências do Estoril;
- Jen Stave, diretora do Digital Data Design Institute at Harvard, estará presente no lançamento;
- Lénia Mestrinho é a Diretora Executiva do Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School.
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a NOVA Medical School, em parceria com o Digital Data Design Institute at Harvard, anunciam a criação de um novo Instituto global, o Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School, dedicado ao estudo do impacto da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias digitais ao serviço da sociedade. Emergindo da Harvard Business School, o Instituto ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos para, em Portugal, preparar o setor público e o tecido empresarial, para um futuro onde a IA será uma presença constante e transformadora.
O novo Instituto que contará com a liderança de Lénia Mestrinho, será lançado dia 24 de outubro durante as Conferências do Estoril. Jen Stave, diretora do Digital Data Design Institute at Harvard, reconhecido mundialmente como um dos principais especialistas em inteligência artificial, inovação e gestão de tecnologia, que já colaborou com organizações de renome como a NASA e a Linux Foundation, será uma das personalidades a marcar presença no lançamento.
Lénia Mestrinho, Diretora Executiva do Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School, afirma que “A IA tem vindo a alterar significativamente a vida dos cidadãos e das organizações. Este Instituto pretende apoiar as empresas na experimentação massiva de tecnologias e na sua integração holística no modelo operacional. Adicionalmente, o lançamento do Digital Data Design Institute em Portugal representa um marco significativo na estratégia de internacionalização e de inovação da Nova SBE e da NOVA Medical School, fortalecendo as ligações com Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.”
“Como sociedade, só podemos desbloquear todo o potencial da IA através da colaboração global na investigação”, afirma Karim Lakhani, Presidente do Corpo Docente do Digital Data Design Institute at Harvard e Professor Dorothy and Michael Hintze de Administração de Empresas na Harvard Business School. “A colaboração é fundamental para a missão do Instituto e, ao estabelecer parcerias com a Nova SBE e a NOVA Medical School, estamos a dar um passo importante no aprofundamento da nossa compreensão e na partilha de conhecimentos que irão impulsionar avanços transformadores para as empresas e a sociedade em todo o mundo.”
Desenvolver estudos e projetos que analisem o impacto das tecnologias emergentes e criem soluções inovadoras para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo digital é a grande missão do novo instituto que reforça o compromisso da Nova SBE e da Nova Medical School em liderar a investigação na área da IA, posicionando Portugal na vanguarda do desenvolvimento tecnológico global.
Sobre a Nova SBE:
A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.
Sobre a NOVA Medical School:
A NOVA Medical School é uma das principais escolas de medicina em Portugal, com mais de 45 anos de história, reconhecida pelo seu compromisso com a excelência académica, inovação e impacto social. Conta atualmente com cerca de 2000 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 100 alunos na Licenciatura em Ciências da Nutrição, 500 alunos em formação pós-graduada e um total de 747 docentes e investigadores.
A escola oferece uma formação médica de elevada qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente, alinhada com as melhores práticas de ensino e investigação. Como membro ativo de redes académicas europeias, como a ECIU (European Consortium of Innovative Universities) e a YERUN (Young European Research Universities), a NMS fomenta a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimento, preparando os seus estudantes para contextos globais.
Além disso, a NMS está fortemente alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente nas áreas da saúde de qualidade (ODS 3) e educação inclusiva (ODS 4). Este compromisso é refletido na criação de iniciativas inovadoras, como o Instituto de Longevidade e centros de conhecimento dedicados à saúde mental e à nutrição, reforçando o papel da NMS como um líder no desenvolvimento de soluções para os grandes desafios globais da saúde.
Sobre o Digital Data Design Institute at Harvard:
O Digital Data Design Institute de Harvard procura ser o principal centro de conhecimento sobre os benefícios da tecnologia digital na sociedade e nos negócios. O Instituto produz e partilha conhecimento baseado em investigação académica sobre a interação da sociedade e das empresas com a inteligência artificial (IA) e as tecnologias digitais. O Instituto prioriza um modelo centrado no ser humano e procura garantir que estas tecnologias estão a contribuir para uma mudança e impactos positivos no mundo. O trabalho do Instituto concentra 14 laboratórios integrados em torno de seis áreas, incluindo a inteligência artificial e o futuro da tecnologia empresarial; a tecnologia centrada no humano; dados, privacidade, segurança e regulamentação; novos modelos operacionais e modelos de negócios; futuro do trabalho; e desempenho e métricas.