Este é o segundo episódio do ciclo de webinars organizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.  

O ciclo de webinars “Com a saúde não se brinca”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), regressa com um novo episódio esta segunda-feira, 28 de outubro, às 21h, no canal de YouTube da sociedade científica. Este projeto tem como objetivo reforçar a educação em saúde e capacitar os cidadãos para tomarem decisões mais informadas e conscientes. 

O primeiro episódio da iniciativa, que abordou temas ligados à campanha de vacinação, contou com cerca de 250 espectadores e está disponível para visualização no canal oficial da SPLS. “Esta série de webinars tem-se mostrado um importante espaço de disseminação de conhecimento, especialmente em tempos de grandes desafios para a saúde pública”, acredita a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida. 

A próxima sessão, marcada para esta segunda-feira, tem um foco especial na cardiologia e vai contar com a participação de Fausto Pinto, importante cardiologista. Durante a sessão, serão discutidos, por exemplo, os comportamentos de risco que podem comprometer a saúde do coração, bem como medidas preventivas que podem ser adotadas pelos cidadãos para melhorar a sua qualidade de vida e longevidade. 

“As doenças associadas ao coração, como enfartes e acidentes vasculares cerebrais, continuam a ser uma das principais causas de morte no país. Estar informado sobre os fatores de risco, como a hipertensão, o colesterol elevado, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, permite que os cidadãos adotem estilos de vida mais saudáveis e, assim, reduzam significativamente a probabilidade de desenvolver essas condições”, sublinha Cristina Vaz de Almeida. 

A sociedade científica acredita que este webinar surge como uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a necessidade de agir de forma preventiva. “Ao investir na educação e capacitação em saúde, a SPLS pretende contribuir para a redução da incidência destas patologias, promovendo o bem-estar e a longevidade da população portuguesa”, continua a presidente. 

A SPLS já confirmou também novos episódios nos próximos meses, cobrindo uma vasta gama de temas de saúde relevantes para os tempos atuais. Assim, estão já marcadas uma palestra sobre saúde mental com o psiquiatra Pedro Morgado, e outra sobre vacinação com Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, e Miguel Arriaga, diretor da Direção de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da DGS. 

O programa completo, formulário de inscrição e link para o YouTube da SPLS podem ser encontrados no website da sociedade científica, aqui

________________________

SOBRE A SOCIEDADE PORTUGUESA DE LITERACIA EM SAÚDE

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), criada em janeiro de 2022, é uma associação dotada de personalidade jurídica sem fins lucrativos, de caráter científico e formativo. Prossegue fins científicos, formativos, técnicos, organizativos, éticos e humanos na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática da Literacia em Saúde.