• Investimento de 1,9 milhões de euros na mais recente evolução da cirurgia robótica minimamente invasiva – sistema robótico da Vinci Xi.
  • O sistema da cirurgia robótica permite uma maior precisão no ato cirúrgico, menor sangramento, menor risco de infeção e redução da dor pós-operatório, entre outras vantagens.

O Hospital Garcia de Orta (HGO), da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), instalou, neste mês de outubro, o seu primeiro robot para realização de cirurgia robótica assistida – o sistema robótico da Vinci Xi, num investimento de 1,9 milhões de euros.

Este sistema robótico é o único desenvolvido sob o conceito de “immersive intuituive interface”, que permite ter uma visão tridimensional do campo cirúrgico, sem ser necessário recorrer à utilização de óculos ou qualquer outro apoio, facilitando a avaliação e a intervenção bastante mais aproximada da realidade, numa perspetiva 3D do interior do corpo do paciente.

O sistema da Vinci Xi é a mais recente evolução da cirurgia robótica minimamente invasiva, permitindo a sua execução através do controlo manual, por parte do cirurgião, de comandos existentes numa consola no bloco operatório. Neste sentido, os movimentos do cirurgião são transmitidos aos instrumentos cirúrgicos de forma intuitiva, rigorosa e precisa.

Do ponto de vista do utente e, comparativamente com as técnicas tradicionais, o sistema da cirurgia robótica permite maior precisão no ato cirúrgico, menor sangramento, menor risco de infeção e redução da dor pós-operatória, redução do tempo de internamento hospitalar, menor necessidade de transfusões e melhor resultado estético.

A utilização deste novo sistema de cirurgia robótica permite a estandardização de procedimentos, a realização de uma cirurgia de excelência e a redução de uma curva de aprendizagem em relação à laparoscopia tradicional.

Nas próximas semanas decorrerão planos de formação intensivos e adaptados a cada profissional e grupo de trabalho nas especialidades de cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia e ginecologia.  

A instalação do robot cirúrgico é um passo determinante na introdução da tecnologia robótica, permitindo, cada vez mais, ir ao encontro dos avanços da tecnologia na Medicina, ao serviço dos utentes.

O investimento neste robot traduz a aposta que temos vindo a fazer na inovação, com vista a prestarmos cuidados de saúde de última geração, em prol dos nossos utentes e em consideração também pelos nossos profissionais. Aliado à qualidade das nossas equipas diferenciadas, este equipamento permitirá dar uma melhor resposta aos nossos utentes”, afirma Teresa Machado Luciano, presidente do Conselho de Administração da ULSAS.