Objetivo: reduzir a pressão sobre os serviços de urgência e internamento
A Unidade de Urgência e Emergência Médica (UUEM) da Direção Executiva do SNS organizou, recentemente, um webinar no qual apresentada a Equipa de Suporte ao Doente Crónico Complexo da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
Criado em 2016, este grupo multidisciplinar, composto por médicos especialistas em medicina interna e enfermeiros gestores de caso, tem-se revelado um modelo eficaz, não só na otimização dos recursos hospitalares, mas também na promoção da qualidade de vida dos doentes com multimorbilidade.
A atuação desta equipa traduz-se numa redução de 61,5% nas idas ao serviço de urgência e numa diminuição de 59% das necessidades de internamento para os 331 doentes que cumpriram, pelo menos, um ano de acompanhamento. Estes resultados demonstram o impacto positivo de uma abordagem estruturada e contínua para a gestão de doentes crónicos complexos.
A DE-SNS, de acordo com o Diretor Executivo, António Gandra D´Almeida, “está fortemente empenhada na melhoria da resposta dos Serviços de Urgência e Internamento, e salienta que a criação destas equipas é particularmente oportuna com a aproximação do inverno, época em que a pressão sobre os serviços de urgência e internamento aumenta consideravelmente com os doentes crónicos a contribuírem, de forma significativa, para essa sobrecarga”.
“A redução da pressão sobre os serviços de urgência e internamento é uma das missões da recentemente criada UUEM, responsável pela assessoria especializada na área da Urgência e Emergência, visando a melhoria da gestão do acesso aos cuidados de saúde e resposta assistencial no contexto de urgência/emergência, conclui o Diretor Executivo do SNS”.
Participaram no webinar promovido pela Unidade de Urgência e Emergência Médica (UUEM) da Direção Executiva do SNS mais de 200 profissionais, incluindo os Conselhos de Administração e Diretores de Serviços, das 39 Unidades Locais de Saúde existentes.