O Seminário Anual do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida terá como tema em 2024 “O Cérebro Modificado: Implicações Éticas das Neurotecnologias”. O evento terá lugar no dia 21 de novembro, pelas 14h00 (Hora Portugal Continental), no Auditório António de Almeida Santos, Edifício Novo da Assembleia da República.
A iniciativa contará com um painel de especialistas de renome internacional de organismos como a UNESCO, Conselho da Europa, Grupo Europeu de Ética da Comissão Europeia, Fundação Champalimaud e Plataforma Lusófona de Bioética.
Apesar dos avanços recentes, o cérebro humano ainda tem muitos segredos por explorar. As neurotecnologias podem auxiliar no diagnóstico de doenças, mas também podem ser usadas para influenciar o pensamento e a consciência humana, abrindo caminho para novas formas de controlo. Para debater o tema, o evento contará com os painéis “Neurotecnologias: perspetivas presentes e futuras”, “Ética: o Olhar das Instituições” e “Sociedade: O Olhar da Lusofonia”.