SPOT distingue Helena Gatinho

A reportagem “Dando a mão à palmatória” escrita pela jornalista Helena Gatinho, publicada na revista Visão Saúde, é a grande vencedora da primeira edição do Prémio SPOT – Jornalismo na área de Ortopedia e Traumatologia, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

O trabalho jornalístico explorou a importância e a complexidade da cirurgia da mão, destacando os desafios no tratamento de lesões e patologias. “Apesar de se tratar de uma parte relativamente pequena do corpo, a mão reveste-se de uma importância excecional, dada a função que desempenha em muitos – senão na maior parte – dos nossos gestos e atividades. E tudo isto porque a mão está apetrechada de uma quantidade imensa e complexa de estruturas, as quais lhe dão mobilidade, precisão e sensibilidade.”, refere Helena Gatinho, na reportagem.

“A profundidade e abrangência com que esta reportagem explorou as várias dimensões da cirurgia da mão garantiram-lhe o prêmio desta primeira edição”, explica João Gamelas, presidente da SPOT e membro do júri.

Nesta primeira edição do prémio, o júri foi constituído por João Gamelas, presidente da SPOT; João Gonçalves, diretor executivo da APORMED; Ana Maurício d´Avó, Diretora de Comunicação na APIFARMA; Isabel Moiçó, jornalista experiente e reconhecida na área, e Andreia Garcia, professora doutorada em ciências da comunicação e docente na ESCS-IPL.

O prémio, no valor de 1.000€ (mil euros), será entregue no dia 10 de dezembro, pelas 14 horas, na sede da SPOT.