- As inscrições decorrem entre 2 e 31 de janeiro e as vagas são limitadas a 50 participantes
- Formação online certificada pela DGERT para Médicos e Enfermeiros
A Academia Update em Medicina lança o 2º Curso de Urgências Médicas, uma formação online dedicada a médicos e enfermeiros que pretendem aprofundar os seus conhecimentos e competências no atendimento a situações de urgência e emergência médica. Com início a 7 de fevereiro de 2025, o curso terá uma carga horária de 53 horas, distribuídas entre 32 horas de sessões síncronas e 21 horas assíncronas, permitindo flexibilidade e integração no dia a dia dos profissionais.
O curso é organizado em módulos focados nos principais quadros clínicos e serão lecionados por médicos e especialistas com vasta experiência em atendimento de urgências médicas, como Ana Raquel Marques, João Camões e Filipa Guimarães, abordando temas como:
- Dor Torácica: Abordagem ao diagnóstico diferencial e interpretação de ECG;
- Disritmias: Identificação e gestão de arritmias em ambiente de urgência;
- Dispneia: Avaliação e tratamento da dispneia de causas cardíacas e respiratórias;
- Alterações do Estado de Consciência: Diagnóstico e atuação em quadros neurológicos e intoxicações;
- Emergência: Suporte avançado de vida e resposta a situações críticas como anafilaxia e sepsis.
As vagas são limitadas a 50 participantes e as inscrições decorrem entre 2 e 31 de janeiro de 2025. A inscrição tem um custo de 250 euros e pode ser realizada através do site do Update em Medicina, onde também estão disponíveis mais detalhes sobre o programa e requisitos de participação.
Modalidade e Avaliação
A formação será conduzida através da plataforma online da Academia Update em Medicina, que possibilita aos formandos acesso a conteúdos educativos de qualidade, com suporte para sessões interativas. O curso inclui uma avaliação teórica (80%) e prática (20%), que simula casos clínicos reais, garantindo que os participantes adquiram competências práticas para aplicar no seu ambiente profissional.
Sobre o Update em Medicina
Há cerca de 20 anos um grupo de médicos do Hospital de Santa Maria e os diretores dos Centros de Saúde da área de influência deste hospital conjugaram esforços e vontades para organizar o Programa de Formação Médica Continuada da Unidade de Saúde A. O grupo continuou a crescer à medida que iam recebendo colegas de outros Centros de Saúde, até que um dia o Dr. Fernando Silva, na altura diretor do Centro de Saúde de Loures, propôs a realização de uma reunião nacional, criando a 1ª edição do Update em Medicina. Volvida mais de uma década, o Update em Medicina tornou-se uma referência na formação Médica em Portugal, promovendo ainda, além do congresso anual, a formação contínua sobre os avanços mais recentes em diferentes áreas médicas com a criação de cursos intensivos.