Além da comunicação nas instituições de saúde, o curso pretende dotar os profissionais com competências nas áreas do marketing, redes sociais e relação com os jornalistas.

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde anunciou o lançamento de uma nova pós-graduação online em Comunicação em Saúde, com início previsto para fevereiro de 2025. Desenvolvida para responder aos desafios crescentes na área, a formação promete capacitar os participantes com ferramentas essenciais para enfrentar as exigências da comunicação no setor. Toda a informação pode ser consultada aqui.

“Os problemas de comunicação colocam-se em todos os contextos de saúde, seja na prevenção de doenças, seja na promoção de saúde, seja nas relações que os serviços estabelecem com os seus diversos públicos”, começa por explicar a coordenadora do curso, Ana Sofia Soares. “É neste contexto de necessidade e melhoria da qualidade da comunicação no setor da saúde que apresentamos esta pós-graduação em Comunicação em Saúde”.

“O plano curricular foi construído de forma transversal, respondendo a diversos desafios que hoje são colocados aos profissionais”, continua. A comunicação nas instituições de saúde, o mundo digital e redes sociais, as campanhas de sensibilização e prevenção, a comunicação com os jornalistas, o marketing em saúde e a gestão de crises são as unidades curriculares que compõem o plano.

“Este curso não vem só dar resposta à comunicação com os utentes dos serviços de saúde, mas, além disso, dotar os estudantes de ferramentas para lidar com as redes sociais e jornalistas. Reconhecemos que a saúde já está presente em todos os canais de comunicação e precisamos de promover a literacia nesta área para lidar, de forma consciente e informada, com todos os públicos”. 

A coordenadora do curso relembra ainda que a pós-graduação não se dirige apenas a profissionais de saúde, mas também a técnicos de comunicação, jornalistas, autarcas e dirigentes do setor público e privado, com responsabilidades nesta área, entre outros profissionais. 

A pós-graduação está prevista acontecer, de forma online, entre 4 de fevereiro e 2 de maio de 2025, em horário pós-laboral, duas vezes por semana. O corpo docente conta com nomes como António Nunes Rodrigues, Joel Vaz, Carla Viana, Gabriel Rodrigues Ribeiro, Alfredo Castanheira e Henrique Silva. Ana Sofia Soares e Fausto Amaro, coordenadores do curso, fecham o leque de docentes.

“Estamos confiantes de que, com estes profissionais de diversas áreas, seremos capazes de capacitar todos os participantes com importantes ferramentas de comunicação”, termina Ana Sofia Soares. As inscrições estão abertas até 15 de janeiro, aqui.