O Health Cluster Portugal (HCP), sob a marca Health Portugal, acaba de apresentar o Plano de Internacionalização para 2025, com o objetivo de facilitar a expansão e o contacto das empresas portuguesas da área da saúde com mercados internacionais e fortalecer a marca e o setor, globalmente. Este plano inclui a participação nas mais relevantes feiras e iniciativas desta área, com destaque para uma maior presença no Médio Oriente, região que tem, atualmente, um crescimento no setor de cerca de 12% ao ano, e apresenta uma localização estratégica que potencia o acesso a mercados emergentes, nomeadamente ao asiático.
A Arab Health é o maior evento comercial de saúde do Médio Oriente e um dos maiores do mundo, destacando-se pela abordagem abrangente do setor, oferta alargada em inovação tecnológica, e oportunidades de networking e de realização de negócio. A missão da Health Portugal a este evento tem como objetivo disponibilizar às empresas da saúde a oportunidade de darem a conhecer os seus produtos e serviços num dos mercados mais atrativos, bem como estabelecer contactos com entidades locais com vista à promoção do ecossistema nacional de inovação em saúde
Outro evento de destaque é a Global Health Exhibition, em Riade, Arábia Saudita, entre os dias 21 e 23 de outubro do próximo ano. Uma plataforma para apresentação de produtos e serviços num mercado em expansão como o saudita, que oferece grandes oportunidades de negócio.
Na Europa, o plano de internacionalização passa pela presença:
- Na edição de primavera da BIO-Europe, a BioEurope Spring, de 17 a 19 de março, em Milão, Itália;
- Na DMEA, o evento líder na Europa em digitalização da saúde, entre os dias 8 e 10 de abril em Berlim, Alemanha;
- e na área da digitalização em saúde, na HIMSS25 – European Health Conference & Exhibition, em Paris, França, de 10 a 12 de junho. Este evento reúne diferentes players do setor, como representantes de governos e agências reguladoras, gestores hospitalares, profissionais de saúde, fornecedores e pagadores de tecnologia, consultores e investigadores.
- e, por fim, naMEDICA – Medical Technology & Healthcare, em Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 17 e 20 de novembro.
Mais informações sobre o Plano de Internacionalização 2025 disponíveis em: healthportugal.wixsite.com/internacionalizacao
Sobre a marca Health Portugal
A marca Health Portugal agrega as organizações que operam no setor da saúde em Portugal, os seus produtos e serviços, representando os seus atores e promotores, desde universidades, prestadores de cuidados, passando por institutos de I&D e empresas. A Health Portugal tem como objetivo promover e alavancar o setor no mercado internacional, potenciando o seu crescimento além-fronteiras.
Sobre o Health Cluster Portugal
O Health Cluster Portugal – Polo de Competitividade da Saúde (HCP) é uma associação privada sem fins lucrativos que reúne atualmente mais de 230 associados, incluindo instituições de I&D, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil, e empresas das áreas da farmacêutica, biotecnologia, tecnologias médicas e serviços. Poderá consultar informação mais detalhada no website do HCP (www.healthclusterportugal.pt) e na página de LinkedIn®
(www.linkedin.com/company/health-cluster-portugal).