O projeto “Braga A Sorrir” realizou mais de 100 mil tratamentos dentários no Centro de Apoio à Saúde Oral – C.A.S.O. Braga. Desde a sua criação em 2015, já beneficiou cerca de 3300 bracarenses em situação de vulnerabilidade socioeconómica. De forma inovadora o município financiou mais de 3200 próteses dentárias.

Impacto real na vida das pessoas

Um dos beneficiários, Sr. Vasco, desempregado, enfrentava dificuldades financeiras e descurou os cuidados de saúde oral. Após receber apoio do projeto e iniciar os tratamentos, a sua vida transformou-se: “Correu tudo muito bem. Já não sinto dificuldades a comer e sinto-me cada vez melhor! Vai ser mais fácil arranjar trabalho, a minha aparência mudou e até dizem que pareço mais novo! Só tenho a agradecer esta oportunidade! Tudo foi feito com rapidez e eficácia!”, relata com entusiasmo. O C.A.S.O. Braga é financiado pela Câmara Municipal de Braga, município inovador na integração da saúde oral, como medida pública. “É com imenso orgulho e agrado que constatamos o enorme impacto do programa ‘Braga A Sorrir’ junto da população Bracarense.”, destaca Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga. Além de tratamentos dentários, o projeto disponibiliza consultas psicossociais e dispõe de um laboratório próprio de próteses dentárias. Esta abordagem integrada promove o bem-estar, a qualidade de vida, a autoestima e a reinserção profissional, ajudando a quebrar ciclos de pobreza.

Modelo de sucesso replicado em Portugal

Já contamos com 5 clínicas sociais, e foi o êxito do “Braga A Sorrir” que levou à replicação deste modelo de projeto nos municípios de Cascais e Lisboa. “Já entregamos mais de 3200 próteses dentárias a cidadãos residentes em Braga, graças ao apoio contínuo do município. Esta resposta complementar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) permite suprir algumas das limitações dos centros de saúde, promovendo a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos”, explica Elsa Antunes, Coordenadora do projeto.

Transformação social através da cooperação

O sucesso do “Braga A Sorrir” demonstra como a cooperação entre entidades públicas e organizações da sociedade civil pode gerar mudanças significativas na vida de milhares de pessoas. Este é um exemplo claro de que investir em saúde tem um impacto duradouro na reinserção social.

A Mundo A Sorrir é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada em julho de 2005, que promove a Saúde e a Saúde Oral como um direito universal junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Desenvolve a sua atividade em Portugal e em alguns Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), através de projetos que potenciam a inclusão social e a cooperação para o desenvolvimento.

Mais informações sobre os projetos : www.mundoasorrir.org/pt/nacionais