Bastonária reafirma o compromisso com uma Ordem unida, que seja voz ativa em políticas públicas e promova melhores condições de trabalho para os psicólogos

Sofia Ramalho tomou na passada sexta-feira posse como Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

“É com enorme sentido de responsabilidade e honra que hoje assumo as funções de Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Este momento marca o início de um novo ciclo, que pretendo que seja caracterizado por um profundo sentido de serviço, diálogo aberto e construtivo, e uma visão clara para o futuro da nossa profissão”, afirmou no arranque do discurso de tomada de posse.

A já empossada Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses garantiu que a sua equipa assume “plenamente os princípios da transparência, da legalidade e da justiça”.

“A Ordem dos Psicólogos Portugueses é, e continuará a ser, uma instituição íntegra, que respeita os valores democráticos e zela pelos interesses de todos os seus membros, e do bem público”.

“A nossa resposta não será a divisão, mas sim a construção de pontes. Quero deixar claro que o meu compromisso como Bastonária será o de promover um espaço de diálogo aberto, honesto e construtivo – tanto dentro da nossa Ordem como com a sociedade em geral”, afirmou ainda.

Sofia Ramalho quer uma Ordem unida, diversa, centrada nos membros e nos que beneficiam dos serviços dos psicólogos

A Bastonária da OPP reafirmou o compromisso “com uma Ordem unida (mais do que unida, que se quer coesa), diversa e centrada em todos os seus membros, e naqueles que beneficiam dos serviços” dos psicólogos. “Uma Ordem que seja uma voz ainda mais ativa em políticas públicas, defendendo a importância da nossa Ciência e a sua evidência em todas as áreas e contextos de atuação dos psicólogos e psicólogas. Uma Ordem que advogue ainda mais sistematicamente e promova melhores condições de trabalho para os psicólogos, que apoie o seu desenvolvimento contínuo e em excelência, e que seja parceira ativa no desenvolvimento das suas carreiras e projetos de vida. E, acima de tudo, uma Ordem que inspire orgulho, confiança e sentido de pertença em cada um e todos os seus membros”.

Sofia Ramalho sucede a Francisco Miranda Rodrigues, que esteve oito anos como Bastonário da OPP.

“Quero agradecer a confiança que depositaram em mim durante estes anos e a oportunidade que tive. Foi um privilégio. Tenho orgulho naquilo que foi o trabalho que muitas e muitas pessoas fizeram ao longo destes anos. Foi bom ir vendo acontecer a história da profissão a partir do exercício destas funções”, afirmou Francisco Miranda Rodrigues no último discurso enquanto Bastonário.

A cerimónia de tomada de posse decorreu no Auditório da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tomaram ainda posse os membros de todos os restantes órgãos sociais da OPP.