A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], em parceria com a Unidade Local de Saúde São José, promove no dia 10 de janeiro, a 29.ª Edição do “Caminho dos Hospitais” que terá lugar no Salão Nobre do Hospital de São José, em Lisboa, com início às 09h30.
Dedicada ao tema “Inovação Organizacional“, esta edição dará a conhecer diversos projetos na área da melhoria de desempenho e eficiência, e sobre valorização humana.
Conheça o PROGRAMA. Mais informações sobre a iniciativaestão disponíveis aqui.
“Caminho dos Hospitais” é, desde julho de 2016, uma iniciativa da APAH que constitui uma aposta na proximidade à comunidade hospitalar para atenuar situações de periferia através de visitas e reuniões programáticas às unidades do SNS, de forma descentralizada, dando especial enfoque a temas da atualidade. A par da articulação com os Administradores Hospitalares locais, estão na sua génese a comunicação, a cooperação e a excelência no contacto com os Conselhos de Administração, para conhecimento da realidade e dos desafios de cada hospital e para a promoção da qualidade da gestão hospitalar. Em paralelo, a APAH convida todos os seus associados e, em geral, a comunidade hospitalar e da saúde a participarem nas conferências e debates sobre múltiplas temáticas que decorrem no âmbito da iniciativa.
Sobre a APAH
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedica-se a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.
Sobre a ULS São José
A Unidade Local de Saúde São José, parte integrante do Serviço Nacional de Saúde, inclui os hospitais São José, Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral, Júlio de Matos, Maternidade Alfredo da Costa, antigo Instituto Gama Pinto e as unidades de cuidados de saúde primários do anterior Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central e do Centro de Saúde de Sacavém. A sua área de influência direta abrange 13 freguesias do concelho de Lisboa e quatro do concelho de Loures. A prestação de cuidados de saúde hospitalares corresponde a uma lotação de mais de 1500 camas. Ao nível dos cuidados de saúde primários, a ULS São José integra 28 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e de Saúde Familiar e ainda cinco unidades funcionais. O número de profissionais de saúde ao serviço dos utentes da ULS ultrapassa 10 mil. A ULS São José tem como principais linhas de ação a resposta à doença aguda, a domiciliação de cuidados, a resolutividade em cuidados primários e rastreios, a gestão do doente crónico complexo, além do ensino e da investigação.