E recorda papel pioneiro na vacinação em Portugal

No Dia Internacional de Consciencialização do Papilomavírus Humano (HPV) que se celebra hoje, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apela a todos os cidadãos para se manterem informados e protegidos, salientando a importância da prevenção, nomeadamente do rastreio e do acesso equitativo às vacinas, para a erradicação das doenças associadas a este vírus.

A ciência deu-nos uma ferramenta poderosa para prevenir cancros associados ao HPV. Cabe-nos, como sociedade, garantir que esta ferramenta chega a todos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro continuará a trabalhar para que a informação, o rastreio e a vacinação sejam acessíveis a toda a população”, afirma Vítor Veloso, presidente da LPCC. “Convido todos os cidadãos a partilharem esta mensagem e a ajudarem a construir um futuro livre de doenças associadas ao HPV”, reforçou.

Pioneira na introdução da vacinação contra o Papilomavírus Humano em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro vem assim reforçar publicamente o seu compromisso na luta contra o HPV, a principal causa de desenvolvimento do cancro do colo do útero e de outros tipos de cancro. A LPCC lembra que a vacinação é tão importante para o sexo feminino como para o masculino, dado o impacto do HPV em vários tipos de cancro, incluindo os da orofaringe e anogenitais.

De acordo com a instituição, o HPV é um vírus ‘invisível’ altamente prevalente, responsável por milhares de infeções todos os anos. Muitas desaparecem espontaneamente, mas outras podem evoluir para doenças graves, incluindo cancro. A LPCC sublinha que a vacinação e o rastreio regular constituem as formas mais eficazes de reduzir este risco, protegendo a saúde pública e salvando vidas.

Desde cedo, a LPCC desempenhou um papel decisivo na implementação da vacinação em Portugal, tendo sido a primeira entidade a disponibilizar a vacina contra o HPV no país (2008), antes mesmo da sua inclusão no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Este marco permitiu um avanço significativo na prevenção do cancro do colo do útero, consolidando a missão da instituição na promoção da literacia em saúde e no acesso a medidas preventivas.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende incitar a uma maior consciencialização da população, bem como ao reforço de políticas públicas que garantam uma maior equidade no acesso à vacinação e ao rastreio, com o objetivo de alcançar a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar globalmente o cancro do colo do útero como problema de saúde pública.

De acordo com os dados mais recentes da OMS que datam de 2022, o cancro do colo do útero é o nono mais incidente e mortal na mulher (897 novos casos e 459 mortes em Portugal).

Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro

É uma instituição de Serviço Social, privada, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt)

Linha Cancro 808 255 255