O Update em Medicina 2025 está a chegar e traz um programa científico cuidadosamente planeado para oferecer uma atualização abrangente e prática aos profissionais de saúde. O congresso decorre de 30 de abril a 2 de maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra, e será realizado em formato híbrido, combinando sessões presenciais e online para garantir um maior alcance e participação.

O programa científico inclui três workshops pré-congresso com conteúdos práticos nas áreas cardiovascular e pulmonar, além de sessões científicas interativas que abordam temas relevantes para os cuidados de saúde primários, bem como simpósios em várias áreas da medicina. Entre os principais tópicos a tratar estão:

  • Saúde Mental: Em que será discutido o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos.
  • Neurologia: Gestão da Insónia em CSP: Da Avaliação ao Tratamento. Nesta sessão será feita uma  abordagem prática da insónia nos cuidados de saúde primários, incluindo estratégias de avaliação, terapêuticas não farmacológicas e farmacológicas.
  • Cessação Tabágica: Esta sessão focará o impacto dos novos dispositivos do tabaco na dependência, bem como as opções farmacológicas mais eficazes para apoiar os doentes na interrupção do consumo. 
  • Infecciologia: Discussão sobre infeções em contextos multiculturais e os desafios decorrentes da diversidade cultural.
  • Reumatologia: Abordagem diagnóstica e terapêutica das poliartralgias, fornecendo ferramentas para a prática clínica diária.
  • Hipertensão: Análise das práticas de diagnóstico e gestão da hipertensão arterial, questionando os métodos atuais e propondo melhorias.
  • Obesidade:  Abordagem dos Mecanismos da Obesidade e comorbilidades associadas bem como das principais estratégias de tratamento.
  • Inteligência Artificial em Medicina: Exploração das aplicações da inteligência artificial generativa na prática clínica e discussão sobre as implicações éticas associadas.

O Coordenador Científico do Update em Medicina, António Pedro Machado, destaca a importância deste evento: “O Update em Medicina 2025 reforça o nosso compromisso com a formação médica contínua, oferecendo um programa diversificado que aborda os desafios atuais da prática clínica. A escolha de Coimbra, com sua rica tradição e inovação, proporciona o ambiente ideal para este encontro científico.”

As inscrições para o congresso estão abertas até 18 de abril de 2025, com opções presenciais e online. Para mais informações e acesso ao programa detalhado, visite: www.updatemedicina.pt.

Prémios Disponíveis

Além das sessões científicas, o congresso mantém a apresentação de trabalhos que serão alvo de seleção para apresentação oral e os quais concorrerão a prémios de acordo com os regulamentos disponíveis.

  • Prémio Fratelli Tutti
    Criado em 2021, este prémio reconhece projetos que evidenciem boas práticas e inovação no acesso aos cuidados de saúde, destacando especialmente iniciativas com impacto social profundo no acesso à saúde. A edição de 2025 contará com o apoio e visão da Dr.ª Alexandra Fernandes, cuja dedicação ao projeto Via Verde Seixal continua a inspirar profissionais e a fortalecer os cuidados de saúde em Portugal.
  • Prémio Infosaudemgf
    Criado em parceria com a Infosaudemgf, distingue projetos de interesse para a prática médica e informação em saúde dedicados à Medicina Geral e Familiar (MGF). Esta colaboração surge após a Infosaudemgf ter recebido o Prémio Fratelli Tutti 2023, pelo seu site dedicado a apoiar médicos de MGF na prática clínica diária. Mais informações sobre este prémio estão disponíveis em www.infosaudemgf.com.
  • Prémio Servier de Hipertensão 2025 Reconhece o mérito e a qualidade dos trabalhos científicos de investigação na área terapêutica da hipertensão, área de enorme importância tendo em conta a sua incidência e o seu impacto na sociedade.

Sobre o Update em Medicina

Há cerca de 20 anos um grupo de médicos do Hospital de Santa Maria e os diretores dos Centros de Saúde da área de influência deste hospital conjugaram esforços e vontades para organizar o Programa de Formação Médica Continuada da Unidade de Saúde A. O grupo continuou a crescer à medida que iam recebendo colegas de outros Centros de Saúde, até que um dia o Dr. Fernando Silva, na altura diretor do Centro de Saúde de Loures, propôs a realização de uma reunião nacional, criando a 1ª edição do Update em Medicina. Volvida mais de uma década, o Update em Medicina tornou-se uma referência na formação Médica em Portugal, promovendo ainda, além do congresso anual, a formação contínua sobre os avanços mais recentes em diferentes áreas médicas com a criação de cursos intensivos.