Trata-se de um projeto de inovação social da APPDA Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra, que promove a inclusão profissional de pessoas autistas.

O HUG Café já abriu portas. Um espaço inovador, situado no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC), no Polo III da UC, que se distingue pela sua missão social: promover a integração profissional de jovens autistas, num projeto pioneiro de inovação social desenvolvido pela APPDA Coimbra – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – e a Universidade de Coimbra. Nesta altura já são três os elementos com Perturbação do Espectro do Autismo que fazem parte do staff do HUG Café.

Este espaço foi pensado para acolher toda a comunidade local, incluindo investigadores, profissionais e estudantes, proporcionando um ambiente sereno e favorável ao convívio e à troca de ideias. Mais do que um café, este projeto representa um passo importante para a inclusão e empregabilidade de jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), oferecendo-lhes oportunidades de trabalho adaptadas às suas competências e necessidades.

“O HUG Café reforça o compromisso da APPDA Coimbra com a criação de oportunidades concretas para jovens autistas, promovendo as parcerias para uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, destaca Elsa Vieira, Presidente desta associação.

Para o Diretor do iCBR-FMUC, Henrique Girão, esta é uma oportunidade para nos pôr à prova, perante a diferença, com a qual tantas vezes temos dificuldade em lidar, pelo desconforto que nos causa. “O iCBR, desde o primeiro momento, abraçou esta iniciativa, pela nobreza e pelo impacto dos seus objetivos, nomeadamente para promover a inclusão e dar igualdade de oportunidades a jovens autistas, num ambiente social e profissional estimulante, responsável e interativo. De referir a importância do trabalho prévio, feito pelo Professor Miguel Castelo Branco, para que o HUG Café seja uma realidade, uma boa realidade!”, enfatiza.  

Todos os interessados estão convidados a conhecer este espaço e a apoiar esta iniciativa inovadora. O HUG Café está a funcionar diariamente entre as 8h30 e as 16h30.