Seminário Maior de Coimbra – 14 de abril de 2025, às 21h00
O Movimento Cívico Humanizar a Saúde é um movimento de intervenção cívica, constituído por pessoas de Coimbra preocupadas com a humanização dos cuidados de saúde prestados na cidade, e tem como propósito promover a sua melhoria através de múltiplas iniciativas. O Movimento vem organizando periodicamente um conjunto de Sessões públicas, pretendendo que cada uma seja um tempo de reflexão e debate sobre a humanização em Saúde.

Celebram-se este ano os 40 anos do lançamento do filme “Back to the Future – Regresso ao Futuro”. A originalidade deste filme de 1985 reside na forma meticulosa como combina viagens ao passado e ao futuro, integrando de forma coerente, numa trilogia, ambas as direções temporais. O filme apresenta uma narrativa onde a tecnologia e as relações humanas se entrelaçam de forma única, oferecendo um interessante paralelo com os desafios atuais na área da Saúde. Assim como a personagem principal, representada pelo ator Michael Fox, navega entre diferentes épocas tentando manter o equilíbrio entre inovação e valores humanos fundamentais, o setor da Saúde encontra-se numa encruzilhada semelhante.

Por outro lado, celebra-se a 11 de abril o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, tendo como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o doente e a sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

Que relação poderá existir entre o filme “Back to the Future – Regresso ao Futuro”, a humanização dos cuidados de saúde e a Doença de Parkinson? Para o demonstrar, e celebrando aquelas datas, propomo-nos fazer uma viagem no tempo, quer rumo ao passado, quer rumo ao futuro. Nessa viagem através do tempo serão referidos os importantes contributos que, quer no passado quer no presente, indicam os caminhos que levam a uma saúde mais humanizada. Poderemos nós, em 2025, influenciar o futuro de modo a que seja significativamente valorizada a componente humana dos cuidados de saúde? Como poderemos intervir? Será particularmente focada a situação do ator Michael Fox a quem foi diagnosticada a doença de Parkinson aos 29 anos, bem como a de outras pessoas com esta doença. Todos os interessados neste tema são convidados a participar.

Com este propósito é promovida a PalestraHumanização da Saúde – Doentes de Parkinson – Regresso ao Futuro”, a ser proferida por João Pedroso de Lima, seguida de debate. A moderação estará a cargo da médica neurologista Cristina Januário. A sessão contará com o apoio da APDPk – Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson e a colaboração do músico João Fuss. Decorrerá a 14 de abril de 2025, às 21h00, no Seminário Maior de Coimbra (cartaz em anexo). A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.