Serras de Valongo, 9h30

A saúde mental dos estudantes deve ser cada vez mais um foco central para as instituições de ensino superior. Com o intuito de promover o bem-estar físico e psicológico da sua comunidade, o Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN-CESPU) organiza uma iniciativa que alia voluntariado ambiental e promoção da saúde mental no Dia Nacional do Estudante. 

Há perto de 200 inscritos para esta iniciativa que tem início às 9h30, de 24 de março (ver informações úteis em baixo). 

A atividade decorrerá nas Serras de Valongo e incluirá uma caminhada, seguida de ações de plantação de árvores e controlo de plantas invasoras, culminando num piquenique partilhado. Promove-se assim um ambiente de convívio entre os estudantes, pessoal docente e não docente.

Esta é uma iniciativa da CASAE – Comissão de Acompanhamento ao Sucesso e Abandono Escolar, com o grupo de voluntariado da CESPU e a Associação das Serras de Valongo. 

Porquê a saúde mental no Dia Nacional do Estudante?

O IPSN-CESPU tem vindo a investir em projetos de apoio psicológico, de bem-estar e de integração dos estudantes, desde 2012. Dispõe, neste momento, de uma Comissão de Acompanhamento ao Sucesso e Abandono Escolar e, a partir de 2022, foi criada a Rede de Tutoria e Mentoria ALL_IN_CESPU, que tem conseguido uma diminuição na taxa de abandono escolar. 

“A transição para o ensino superior é muito exigente para os estudantes. Acumula-se uma eventual saída de casa dos pais, uma mudança de região ou país, dificuldades na gestão do stress e das expectativas. Esta transição exige capacidade de adaptação em vários níveis, afetivo, cognitivo, social. Conscientes das dificuldades desta transição, temos equipas focadas na saúde e bem-estar dos nossos estudantes”, explica Sara Lima, coordenadora da CASAE. 

Esta celebração do Dia Nacional do Estudante fora de portas é mais uma das iniciativas de promoção do bem-estar. 

           Informações úteis: 

Dada a enorme adesão à iniciativa, foram criados dois grupos com pontos de encontro às 9h30 em Valongo e Gondomar. 

ou

  • Almoço: junto à Capela de Santa Justa e Santa Rufina 
https://maps.app.goo.gl/e7hM7NvBfgtNim8e9