Já são conhecidos os vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde.
Nesta edição, os projetos em destaque focam-se nas pessoas com doença infeciosa e comportamentos aditivos, mas também no acesso à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). “Os dois projetos vencedores desta edição são um exemplo notável do que pode ser feito quando se alia conhecimento técnico, trabalho colaborativo e vontade de transformar”, explica o presidente da APAH, Xavier Barreto.
O projeto “IntegraCare+”, da ULS Arrábida, propõe a criação de um percurso específico para pessoas com doença infeciosa e comportamentos aditivos, envolvendo o Pólo Arrábida CRI da Península de Setúbal e o Serviço de Infeciologia, com o objetivo de aumentar a adesão ao tratamento e garantir uma resposta integrada e coordenada.
Por sua vez, a iniciativa “Interrupção integrada: o caminho certo da mulher no SNS”, a implementar na ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, visa a criação de uma consulta de IVG nos cuidados de saúde primários, articulada com o hospital, assegurando o acesso em tempo útil (até 5 dias) e promovendo um percurso de cuidados que inclui seguimento e planeamento familiar.
“Tanto o ‘IntegraCare+’, da ULS Arrábida, como o projeto da ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde sobre a IVG, representam respostas concretas a desafios complexos. São propostas inovadoras, com impacto direto na vida das pessoas e no funcionamento das instituições. Estes projetos mostram que a mudança é possível – e já está a acontecer dentro do SNS”, continua Xavier Barreto.
Dedicada ao tema “Como gerir a transição para a ULS, para mais colaboração das pessoas e melhor integração de cuidados”, a Bolsa da APAH pretende promover a capacitação dos profissionais de saúde do SNS como agentes de mudança, com um programa pensado para acelerar a transição para as ULS com projetos de integração de cuidados pensados e construídos pelos profissionais de saúde. Para isto, as equipas vencedoras contam com consultoria da nobox, que apoia, na prática, a implementação destes projetos no terreno.
“A nobox congratula todos os participantes e, em especial, os projetos vencedores, que se destacaram pela forma como mergulharam na análise em detalhe dos problemas, para conseguirem desenhar novas formas de prestar cuidados”, destaca Diogo Silva, cofundador da nobox. “A fase 2 da Bolsa dará agora continuidade ao desenvolvimento e implementação das propostas vencedoras, contribuindo para um SNS mais colaborativo, eficiente e centrado nas pessoas”.