O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) informa que, no próximo dia 7 de maio de 2025, pelas 15h00, terá lugar o Debate Político “O Futuro da Saúde em Portugal – Legislativas 2025”, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa, integrada nas comemorações do 27.º aniversário do NEM/AAC, tem como objetivo promover a reflexão crítica e o debate plural sobre os desafios da Saúde em Portugal, numa fase marcante de preparação para as eleições legislativas de 2025.
A moderação estará a cargo do Dr. Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. O debate contará com a participação de representantes de todos os partidos e coligações com assento parlamentar:
- AD – Coligação PSD/CDS: Paula Helena Silva (Círculo de Coimbra)
- BE – Bloco de Esquerda: Rafael Henriques (Círculo de Leiria)
- CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV): Carla Lopes (Círculo de Coimbra)
- Chega: Claudia Fonseca
- IL – Iniciativa Liberal: Catarina Graveto (Círculo de Coimbra)
- Livre: André Chichorro de Carvalho (Círculo de Coimbra)
- PAN – Pessoas-Animais-Natureza: Marta Correia (Comissão Política Permanente)
- PS – Partido Socialista: Américo Figueiredo (Círculo de Coimbra)
Os temas do debate incluirão:
- Sustentabilidade, Acesso e Equidade do SNS
- Retenção de Especialistas e Planeamento de Recursos Humanos
- Parcerias Público-Privadas e Setor Social
- Prioridades para o Futuro da Saúde em Portugal
Com esta iniciativa, o NEM/AAC reafirma o seu compromisso com a participação cívica dos estudantes e com a promoção de espaços de diálogo e cidadania ativa dentro do contexto académico.