Primeira edição decorreu de 21 a 25 de maio

Escolas, famílias e fãs de ciência passaram pelo Taguspark para ver, ouvir, experimentar e descobrir o universo das STEAM

Ao longo de cinco dias, as exclamações de entusiasmo e surpresa tomaram conta do Núcleo Central do Taguspark. A primeira edição do Oeiras Valley Science Festival, que chegou ao fim no domingo, atraiu a curiosidade de 22 mil pessoas, incluindo 9 mil alunos entre os 3 e os 18 anos e 13 mil visitantes que usufruíram da programação de fim de semana. A Inteligência Artificial deu mote ao evento, que consolidou Oeiras enquanto “Capital da Ciência”.

Festival fez-se entre “tubos de ensaio”, plenários e até espetáculos

Depois de um arranque orientado para as cerca de 50 escolas que aderiram à iniciativa, a presença de nomes como Ricardo Araújo Pereira, Sara Seager, David Stork, Joseph Patton, Fredrik Sjöberg, Chiara Manfletti e Richard Zimler – apenas alguns destaques de uma programação que contou com mais de 80 oradores – atraiu “geeks” e curiosos ao Festival. O físico Vítor Cardoso e o investigador Alexandre Quintanilha “aceitaram o desafio” de desenvolver o alinhamento, que incluiu cerca de 30 conferências, workshops, conversas, performances e momentos lúdicos dedicados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, sem esquecer a arte como elemento agregador.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “Além de um número de visitantes que superou as nossas expectativas, o sucesso desta primeira edição ficou patente na alegria dos miúdos e no interesse genuíno dos graúdos que passaram pelo recinto. Foram cinco dias intensos, que demonstraram a importância de aproximar diferentes públicos da ciência, através de uma linguagem que apele a cada um.” O autarca acrescenta que “dar ferramentas para compreender a realidade em que vivem é, também, uma forma de empoderar e motivar cidadãos de todas as idades para que tenham um papel ativo na construção do futuro.”

Organizado pelo Município de Oeiras em parceria com o Taguspark, o Oeiras Valley Science Festival contou com o apoio da promotora The Science Project (subsidiária da The Book Company) e de mais de meia centena de parceiros. Entre empresas, universidades e associações – como a Inovlabs, a WWF, a Gulbenkian e a Counting Stars –, a comunidade científica e académica uniu esforços para mostrar que nem o céu é o limite.