O Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos Municípios de Loulé, Monchique e Tavira vai dinamizar duas sessões informativas com o mote “Saúde Mental e Bem-estar no Idoso”. As sessões decorrem no próximo dia 4 de junho, às 14h30 e às 15h30, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia de Monchique.

A população envelhecida e isolada é particularmente afetada por sentimentos de stress, ansiedade e depressão, sendo importante alertar para esta situação e debater estratégias para mitigar o seu impacto destes na saúde mental dos idosos

A sessão irá também apresentar o Projeto Saúde Mental 360º Algarve aos munícipes de Monchique, que irá, a partir de setembro, levar àquele concelho atividades de estimulação cognitiva, atendimentos psicossociais individuais, consultas diagnósticas de saúde mental, sessões para a promoção do autocuidado e competências socio-emocionais, assim como sessões e workshops de nutrição, atividade física e yoga adaptado. O concelho irá ainda receber uma variedade de Sessões “Saúde Mental em Dia” que abordarão várias problemáticas relacionadas com a saúde mental.

Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, irá conduzir esta sessão: “Será um momento de partilha de ideias e uma conversa sobre os sinais e sintomas que devemos observar, assim como estratégias para proteger a saúde mental”.

As sessões “Saúde Mental em Dia” pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde mental, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e da rede associadas da Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a saúde mental junto da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.

Sobre o projeto Saúde Mental 360º Algarve:

O Projeto Saúde Mental 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos Municípios de Loulé, Monchique e Tavira.

A iniciativa visa promover a saúde mental da comunidade idosa algarvia vulnerável, dinamizando atividades que potenciem o envelhecimento saudável com foco na saúde mental dos intervenientes, através de um programa de prevenção e intervenção precoce em saúde mental nos idosos, com incidência na depressão, declínio cognitivo e prevenção do suicídio.

Após uma primeira fase (entre setembro de 2023 e fevereiro de 2025), que revelou impactos positivos no bem-estar mental e da qualidade de vida dos participantes, o projeto inicia a segunda fase (até outubro de 2026) nos Municípios de Loulé, Monchique e de Tavira.

Sobre a Plataforma Saúde em Diálogo:

A Plataforma Saúde em Diálogo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1998, que representa, atualmente, 82 associações de pessoas que vivem com doença, consumidores de cuidados de saúde, promotores e profissionais de saúde. A sua missão é fazer ouvir a voz pessoas que vivem com doença e utentes de saúde, contribuindo para um sistema de saúde cada vez mais centrado nas pessoas.

Mais em: https://plataformasaudeemdialogo.org/