A Escola Superior de Enfermagem do Porto completa 129 anos de história no próximo dia 15 de junho.

As comemorações têm início no dia 14 de junho com uma caminhada pelos Passadiços de Vizela, num trajeto que totaliza cerca de 7 km. A caminhada inicia-se junto da Ponte Velha e seguirá as marcações dos passadiços. Os passadiços terminam junto da Cascata de Rompecias em Santa Eulália. De seguida, será realizada a viagem de regresso até Vila Pouca.

No dia 16 de junho, decorre a sessão solene comemorativa que terá início às 10:00 horas, no Auditório Celeste Gomes Marques, e que contará com a presença do Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor António Sousa Pereira. Esta sessão contará também com alocuções do Presidente da ESEP, Professor Doutor Luís Carvalho, do Vice-Presidente do Conselho Geral, Professor Doutor Paulo Parente, e do Presidente da Associação de Estudantes, Bernardo Oliveira.

Durante a sessão, serão atribuídas distinções honoríficas e agraciamentos a membros da comunidade académica.

No final da cerimónia, serão inaugurados os espaços requalificados com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Pelas 15:00 horas, realiza-se a tarde cultural com a participação das tunas da ESEP, grupo de teatro e do grupo coral Enfermagem Porto.

As comemorações encerram com a atividade “Sunset Surprise”, um momento de convívio para toda a comunidade académica.

Convida-se toda a comunicação social a comparecer na sessão solene comemorativa dos 129 anos, que se realiza no dia 16 de junho, pelas 10:00 horas.

Mais informações disponíveis em: https://i-d.esenf.pt/dia-da-esep-2025/

Local do evento:

Escola Superior de Enfermagem do Porto | Edifício Sede

Morada – Rua Dr. António Bernardino de Almeida

4200-072 Porto

Coordenadas GPS: N 41º 10´55.61″ W 8º 36´14.12″

Sobre a Escola Superior de Enfermagem do Porto:

A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) é uma instituição de ensino superior de referência nacional e internacional no ensino da Enfermagem, constituindo-se como um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo nos processos de cuidar em saúde.

Composta, atualmente, por cerca de 1.700 estudantes de licenciatura, pós-graduação e mestrado, é uma das mais antigas e reconhecidas instituições de formação e investigação em enfermagem do país, tendo sido distinguida, pelo Ministério da Saúde, com a Medalha Grau de Ouro por Serviços Distintos, destacando-se, ainda, como a mais prestigiada instituição portuguesa de Enfermagem no segmento “Excelência” do ranking científico internacional Scimago.