O centro comercial é o primeiro em Portugal a instalar dispositivos anti-asfixia em zonas de restauração, disponíveis para qualquer pessoa em caso de emergência.
O NorteShopping torna-se o primeiro centro comercial em Portugal a disponibilizar Kits Anti-Asfixia nas suas instalações, colocando ao alcance de todos um equipamento inovador que pode fazer a diferença em situações críticas. Com esta medida inédita, o centro reforça o seu papel como espaço de referência em segurança, prevenção e bem-estar no ambiente comercial.
Os Kits estão acessíveis no Piso 1, em três localizações estratégicas: junto às lojas Extreme / Fogo de Chão, nas proximidades da Pans & Company e entre os restaurantes Maldito e Santa Francesinha, na zona do The CookBook.
Cada kit é composto por três peças de aspiração, adaptadas a diferentes faixas etárias – bebé, criança e adulto – e encontra-se numa caixa de acrílico com instruções claras e visuais que orientam a sua utilização passo a passo. O equipamento não substitui a manobra de Heimlich, mas funciona como complemento eficaz em cenários de obstrução das vias aéreas. Tal como previsto no plano de segurança do centro, o contacto com o 112 deve ser sempre acionado em qualquer emergência.
Os dispositivos estão certificados ao abrigo da regulamentação europeia EU MDR 2017/745, sendo classificados como dispositivos médicos de Classe I, válidos em todos os países da União Europeia.
“No NorteShopping, acreditamos que a inovação tem de estar ao serviço das pessoas. Sermos os primeiros a disponibilizar este equipamento é mais do que um marco: é uma afirmação do nosso compromisso com a segurança e o cuidado de quem nos visita”, afirma Paulo Valentim, diretor do NorteShopping.
Com esta iniciativa, o NorteShopping volta a posicionar-se na vanguarda das boas práticas em centros comerciais, promovendo um ambiente mais seguro, preparado e atento às necessidades reais da sua comunidade.
Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 248 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 67.685 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro e espaços com conceitos inovadores como The CookBook e o Galleria. Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 50 espaços, nove salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.