A Sociedade Portuguesa de Arte‑Terapia – SPAT – realiza nos dias 25 e 26 de outubro de 2025 o seu 26.º Congresso Português de Arte‑Terapia que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e que se estenderá pelos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2025 com a realização de 2 Webinários. Existe igualmente a possibilidade de assistir ao congresso via online. “ENCONTROS: A Arte‑Terapia na Interseção de Áreas Diversas” é o título do Congresso, sendo em simultâneo o 9º Encontro de Lisboa com a SIPE-AT: Sociedade Internacional de Psicopatologia e Expressão em Arte-Terapia, o 8º Encontro Luso-Brasileiro de Arte-Terapia, e teremos pela primeira vez a presença da Associação Europeia de Psicoterapia (EAP) e da Federação Europeia de Arte-Terapia (EFAT). O evento reúne profissionais nacionais e internacionais das áreas da arte‑terapia/psicoterapia, psicologia, educação, saúde mental, artes e ciências sociais. Abrir-se-á a possibilidade de Encontro com organizações e profissionais de diferentes áreas nacionais e estrangeiras, sendo um Congresso em três línguas: português, inglês e francês. Neste Congresso pretende-se implementar a reflexão a partir da apresentação de intervenções e investigações relativas à aplicabilidade da Arte-Terapia/Psicoterapia em diversos contextos. Desta forma, procurar-se-á evidenciar as possibilidades de interseção entre as várias áreas, nomeadamente: arte-terapia e saúde; arte-terapia e educação; arte-terapia em intervenção social; arte-terapia e as artes; arte, psicoterapia e arte-psicoterapia.
Além das Comunicações dos Oradores, vão existir momentos criativos, convidados nas áreas das artes, contendo no programa uma oferta de Workshops Presenciais e também Online (a decorrer entre 20 a 24/Outubro).

Sobre a SPAT
A Sociedade Portuguesa de Arte‑Terapia, com mais de 25 anos de atividade, é uma referência nacional na formação, investigação e promoção da Arte‑Terapia enquanto prática clínica, educativa e comunitária.

Sobre Arte-Terapia
A Arte-Terapia é uma prática diferenciada através da criação artística que visa a promoção do bem-estar, o desenvolvimento integral criativo, bem como a melhoria da capacidade de adaptação criativa. É uma intervenção válida nas áreas de saúde, social, educacional, recreativa e cultural. De um ponto de vista lato poder-se-á falar de Artes-Terapias, considerando-as intervenções psicoterapêuticas que recorrem a mediadores artísticos: Pintura, Desenho, Modelagem, Escultura, Colagens, Drama e Jogos Dramáticos, Marionetas, Jogo de Areia, Expressão Corporal, Música, Canto, Poesia, Escrita Livre Criativa e Contos.