A ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos escolheu o III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica para apresentar publicamente um novo estudo de caracterização e avaliação do impacto da distribuição farmacêutica em Portugal.

Este será, aliás, um dos pontos altos do Congresso Nacional, que se realiza a 8 de outubro, em Oeiras, e que contará com a presença de líderes nacionais e internacionais do setor farmacêutico para debater os grandes desafios da cadeia do medicamento.
 
Desenvolvido pela consultora Deloitte, este novo estudo constitui uma análise aprofundada da dinâmica económica do setor, bem como dos seus desafios e oportunidades, evidenciando a significativa contribuição da distribuição farmacêutica para a economia nacional e para a sustentabilidade do sistema de saúde.

Este esforço sustentado reflete-se em elevados níveis de qualidade de serviço, assegurando uma distribuição diária e contínua de medicamentos e outros produtos de saúde em todo o território nacional, cumprindo os mais elevados padrões de segurança, eficiência e qualidade.

Em 2024, o setor da distribuição farmacêutica gerou um impacto económico de 302 milhões de euros, o equivalente a 0,11% do PIB nacional. 

Com esta ferramenta estratégica, a ADIFA pretende evidenciar a capacidade dos distribuidores farmacêuticos na promoção de um acesso equitativo aos medicamentos em todo o território nacional e contribuir para a definição de modelos de remuneração justos e sustentáveis, que reforcem a valorização económica da distribuição farmacêutica, sublinhando o seu contributo para a sustentabilidade do SNS e para o desenvolvimento económico nacional.

O estudo lançará os alicerces necessários para uma reflexão fundamentada e para o desenvolvimento de políticas eficazes, alinhadas com a relevância estratégica da distribuição farmacêutica, e não poderia haver melhor palco para o apresentar do que o mais relevante evento nacional sobre esta atividade económica”, sublinha Nuno Flora, Presidente da ADIFA.

A sessão do Congresso em que o estudo será apresentado contará com o contributo de Carlos Cruz, Life Sciences & Health Care Sector Leader da Deloitte, e a participação de Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Luís Abrantes, CEO da Generis Farmacêutica, e Paulo Teixeira, Diretor Geral da Pfizer.

Contribuir para a melhoria do sistema e assegurar a sua sustentabilidade para consolidar as respostas em saúde serão os temas em debate com os intervenientes.

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica irá juntar especialistas e representantes institucionais, como o Diretor Executivo do SNS, o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e a Head of Supply and Availability of Medicines and Medical Devicesda Agência Europeia de Medicamentos, para discutir diversos temas prementes no sistema de saúde e no circuito dos medicamentos, desde tendências de mercado e tecnologia à sustentabilidade e regulação.

Detalhes do III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica

Data: 8 de outubro de 2025
Local: Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras
Morada: Rua Encosta das Lagoas, 2740-245 Porto Salvo

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica estará disponível para receber os órgãos de comunicação social.