A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) recebe, no Grande Auditório João Lobo Antunes, no próximo dia 06 de outubro, a partir das 09h00, o colóquio “O Futuro do Ensino Médico em Portugal”, uma iniciativa integrada no programa de comemorações do seu Bicentenário, e que pretende promover a reflexão sobre o futuro do ensino médico em Portugal, num momento em que a qualidade da formação, a inovação pedagógica e a valorização da carreira médica assumem centralidade no debate público.
O encontro será aberto por João Eurico da Fonseca, Diretor da FMUL, e prossegue com uma mesa redonda moderada por Maria do Carmo Fonseca, Professora e Presidente do Conselho de Escola da FMUL.
O painel de convidados contará com a participação de José Fragata (NOVA Medical School), Adalberto Campos Fernandes (ENSP NOVA) e Paulo Simões Peres (Presidente da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina).
A discussão procurará mapear as necessidades de médicos em Portugal e perspetivar o futuro da formação médica em Portugal, explorando o conceito dos Centros Clínicos Universitários.
O programa inclui ainda a Sessão de Entrega do Prémio-Ensino Prof. Francisco Pulido Valente, atribuído este ano a Miguel Ângelo Ramos, numa cerimónia que contará com a contribuição de Carlos Cortes (Bastonário da Ordem dos Médicos).
Haverá também uma sessão evocativa da pintura “A Leitura – Grupo do Consultório do Prof. Francisco Pulido Valente”, obra de Mestre Abel Manta, apresentada por Fernanda Rollo (NOVA FCSH, História, Territórios e Comunidades). O colóquio encerrará com as intervenções de Rui Pulido Valente, Presidente da Fundação Pulido Valente, e da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Consulte o programa aqui.