Este novo serviço, que será disponibilizado aos doentes oncológicos com carência económica, visa garantir um acompanhamento especializado antes, durante e após o tratamento do cancro. O principal objetivo é prevenir e minimizar as complicações orais frequentemente associadas às terapias oncológicas, promovendo um melhor bem-estar físico e emocional dos doentes.
As consultas serão realizadas nas unidades da Faculdade de Medicina Dentária por médicos dentistas com formação avançada, em contexto de pós-graduação clínica. Estes profissionais, que habitualmente realizam procedimentos complexos como cirurgia oral, implantologia e reabilitação, garantem cuidados de elevada qualidade e específicos para as necessidades do doente oncológico.
A LPCC-NRS salienta a importância de a primeira consulta idealmente ocorrer antes do início do tratamento oncológico. Este momento é crucial para prevenir infeções ou complicações, especialmente numa fase em que o sistema imunitário pode estar mais vulnerável. O acompanhamento estender-se-á por todo o percurso de tratamento, ajudando a mitigar as consequências da terapêutica, e terá continuidade na fase de pós-tratamento, focada na recuperação da função e autoestima que possam ter sido afetadas.
Este protocolo representa mais um passo no compromisso da LPCC-NRS com a prestação de cuidados humanizados. O novo serviço de saúde oral junta-se assim às várias respostas de apoio já existentes, como o apoio psicológico, nutricional e jurídico, reforçando o leque de cuidados multidisciplinares essenciais para a qualidade de vida dos doentes.
Para saber mais informações sobre este novo serviço, os doentes devem contactar o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro através do email apoiosocial.nsr@ligacontracancro.pt ou pelo número 910773882.
*Legenda da foto: (da esquerda para a direita) Eng.º Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente do Núcleo Sul da LPCC; Prof. Doutor João Caramês, Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e fundador do Instituto de Implantologia.
Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro
É uma Associação Cultural e de Serviço Social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.
Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Sul (nucleosul@ligacontracancro.pt)
Linha Cancro 808 255 255