É já no final desta semana, entre dias 10 e 11 de outubro, que se realiza o V Congresso Internacional Critical Care na CESPU. A edição deste ano é dedicada à realidade dos AVC em Portugal e à emergência cardiovascular.

As estatísticas avassaladoras, que apontam para que três portugueses são afetados por um AVC a cada hora, motivaram a escolha da emergência cardiovascular como tema principal do encontro que reúne profissionais de saúde que atual em contextos de Urgência e de Emergência

No campus da CESPU, em Famalicão, estarão especialistas nacionais e internacionais, como Ron Daniels, diretor executivo do UK Sepsis Trust e consultor do NHS que tem implementado programas para diminuir as mortes por septicémia no Reino Unido e contribuiu para o pacto global nesta área assumido pela Organização Mundial de Saúde – em todo o mundo, morrem 11 milhões de pessoas por ano devido a septicemia.

Este congresso representa uma oportunidade única de atualização científica e partilha de experiências, com abordagens sobre os mais recentes avanços, práticas clínicas e desafios no cuidado ao doente crítico.

Entre os temas tratados em palestras, mesas redondas e sessões científicas nos dois dias do Critical Care estão “Entre a Urgência do Cérebro e a Inércia da Decisão: Porque esperamos?”, “Time is brain: Imagem como Ferramenta de Precisão no AVC”, “Monitorização pré-hospitalar do doente neurocrítico”.

Mariana Pintalhão e Filipa Vieira vão abordar a Realidade da Via Verde AVC e da referenciação e Hugo Gonçalves os desafios na continuidade dos cuidados à vítima de AVC.

Programa completo aqui