Conferência Egas Moniz Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organiza, no próximo dia 24 de outubro, na Aula Magna da FMUL, a conferência “Egas Moniz Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina”, que terá lugar na Aula Magna da Faculdade, em Lisboa.
“A história e a herança científica da nossa faculdade estão profundamente ligadas à figura de Egas Moniz, cuja contribuição para a medicina e para o ensino continua a inspirar gerações. Esta conferência é uma oportunidade de reflexão sobre o seu trabalho”, afirma João Eurico da Fonseca, diretor da FMUL.
O encontro, inserido nas comemorações do Bicentenário da Instituição, reunirá especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de revisitar a obra de Egas Moniz e refletir sobre a atualidade e a pertinência do seu legado científico. As confirmações incluem Michel Thiebaut de Schotten, da Universidade de Bordéus, França; Joachim Krauss, da Faculdade de Medicina de Hannover, Alemanha; Albino Maia, da Fundação Champalimaud; Marcelo Mendonça da Fundação Champalimaud; Begona Cattoni, do Serviço de Neurocirurgia na ULS Santa Maria; entre outros.
O programa inclui mesas-redondas e intervenções sobre vários aspetos da vida e trabalho do cientista português, entre as quais: “Egas Moniz – Médico, Professor, Político e Escritor”; “Egas Moniz e a Escola Portuguesa da Angiografia”; “A história da descoberta da angiografia”, “O legado de Egas Muniz”; “Leucotomia: os lobos frontais e a psicocirurgia”; “O desenvolvimento da Leucotomia e o Prémio Nobel”.
Egas Moniz foi o primeiro, e até hoje o único, português a receber o Prémio Nobel da Medicina. Médico, neurologista, cientista, professor catedrático e político, foi uma figura ímpar e incontornável da neurologia e da neurocirurgia portuguesas.
Para mais informações, consulte: https://www.medicina.ulisboa.pt/conferencia-egas-moniz-premio-nobel-da-fisiologia-ou-medicina