Empreendedorismo social em debate na Conferência “10 anos da Associação Dignitude” 4 de novembro – Lisboa

Entre 2016 e 2025, o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que ajuda as famílias em situação de carência económica a comprar os seus medicamentos, já apoiou mais de 42 mil pessoas e permitiu a dispensa de mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos.

Presente em todo o país, o Programa abem: conta com uma rede de 199 entidades parceiras a nível local. De acordo com a última avaliação de resultados, até 2023 tinha permitido uma poupança de 29 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da redução de urgências e internamentos evitados graças às terapêuticas asseguradas pelo programa.

Estes resultados são a principal conquista de uma década de trabalho da Associação Dignitude. Para assinalar esta década de compromisso e impacto social, a Associação irá promover a Conferência 10 anos da Associação Dignitude, dia 4 de novembro, no auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa. Esta sessão, que conta com o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República, evocará o percurso da Dignitude ao longo dos últimos dez anos, destacando o seu crescimento, os marcos alcançados e as perspetivas para os desafios e oportunidades do futuro.

A Associação Dignitude nasce em 2015, com o propósito de criar impacto social, promover a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos. É este impacto que agora celebramos. A dignidade de aceder ao medicamento não pode estar dependente dos rendimentos de cada pessoa”, sublinha Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude.

A Conferência terá como keynote speaker Duarte Fonseca, empreendedor social e consultor, que abordará o tema “Empreendedorismo Social”. Paula Dinis, Presidente da Associação Dignitude e Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, farão a Sessão de Abertura. O Programa incluirá ainda uma Mesa Redonda, moderada por Ana Peneda Moreira, que reunirá personalidades de relevo de vários setores ligados à área social, como Marta Albuquerque, vice-presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, João Pedro Machado, presidente da Fundação Ageas, Mafalda Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Alijó, e Catarina Tacanho, diretora-geral das farmácias do Grupo Correia Rosa.

Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde, fará o comentário final, enquanto a sessão de encerramento fica a cargo de Ema Paulino, presidente da ANF, e de João Almeida Lopes, presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Programa: https://abem.dignitude.org/conferencia-10-anos-dignitude

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.