José González-Méijome e António Queirós representam Portugal no “Global Optometrist Top 200 Research Ranking”

Os investigadores José González-Méijome e António Queirós, da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), destacam-se entre os nomes mais influentes da optometria mundial.

Os docentes ocupam, respetivamente, a 50.ª e 192.ª posições no “Global Optometrist Top 200 Research Ranking”, que reconhece os profissionais da área com maior impacto científico, segundo a base de dados Scopus. José González-Méijome soma 258 artigos científicos desde 1999, mais de 7100 citações e um “índice h” de 46. António Queirós apresenta 79 artigos desde 2004, mais de 2100 citações e um “índice h” de 27. A nível global, a lista é liderada por Konrad Pesudovs (Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália).

Entre as 75 instituições de 15 países presentes no ranking, Portugal está representado pela UMinho e ocupa o sétimo lugar em número de investigadores, atrás dos EUA (70), Austrália (46), Reino Unido (43), Canadá (13), Espanha (8), Hong Kong (6) e a par da Nova Zelândia, Índia e Irão (2 cada).

A UMinho reafirma-se assim como referência internacional em optometria e ciências da visão. Além de formar grande parte dos especialistas portugueses neste âmbito, acolhe alunos e investigadores de vários países, coordenou a rede de formação doutoral MSCA OBERON(das mais financiadas de sempre na área), organiza desde 2004 um congresso europeu obrigatório no setor (CIOV) e faz investigação de topo sobre lentes de contacto, miopia, perceção visual e tecnologias para compensação e otimização da visão.

Notas biográficas

José Manuel González-Méijome é professor catedrático e presidente da ECUM, onde fundou e coordena o Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab), inserido no Centro de Física das Universidades do Minho e Porto (CF-UM-UP). Também formado pela UMinho, António Queirós é professor associado com agregação no Departamento de Física da ECUM, dedicando-se a áreas como a ortoqueratologia, topografia corneana, refração central e periférica e qualidade visual.

O “Global Optometrist Top 200 Research Ranking” surgiu em 2021 por um grupo de investigadores e baseia-se num algoritmo que analisa métricas de impacto das publicações científicas dos principais optometristas do mundo. Os resultados são atualizados de forma periódica em optomrankings.com.