Hoje, dia 4 de novembro, a Nuvem Vitória comemora seis anos de histórias no Hospital Garcia da Orta, em Almada, onde tem vindo a transformar a hora de dormir das crianças internadas através da leitura de histórias de embalar.

A Nuvem Vitória é uma associação fundada em 2016 e reconhecida como IPSS, que reúne mais de 1300 voluntários e que, todas as noites, conta histórias de embalar a crianças que estão internadas em hospitais.

Desde 2019, a equipa da Nuvem Vitória de Almada, que conta com 52 voluntários, tem estado presente todas as noites, entre as 20h e as 22h, na unidade pediátrica do Hospital Garcia da Orta, para levar momentos de conforto, imaginação e tranquilidade às crianças ali internadas – e às suas famílias.

Ao longo destes seis anos já foram contadas mais de 6.000 histórias, o que corresponde a 4.080 horas de voluntariado e um impacto em 4.870 internamentos, o que contribui para o bem-estar emocional e preservação da higiene do sono das crianças e adolescentes.

“Assinalar seis anos de parceria com o Hospital Garcia da Orta é muito mais do que contar o tempo — é reconhecer o impacto profundo que a presença da Nuvem Vitória tem tido junto de tantas crianças e das suas famílias. São seis anos a transformar noites difíceis em momentos de conforto, através da voz dos nossos voluntários que, com cada história contada, oferecem aconchego e esperança. Esta colaboração é a prova de que, quando nos unimos por uma causa maior, conseguimos levar sonhos onde antes havia apenas silêncio. É um orgulho imenso ver esta missão crescer com o apoio das equipas hospitalares que acreditam, como nós, que o afeto também cura”, afirma Fernanda Freitas, Fundadora da Nuvem Vitória.

“O projeto Nuvem Vitória, presente no nosso Serviço de Pediatria desde 2019, tem comprovado benefícios para as crianças e famílias que servimos. Além de contribuir para a humanização do meio hospitalar e para a aproximação ao ambiente familiar, favorece a qualidade do sono durante o internamento e estimula o desenvolvimento cognitivo e os hábitos de leitura. É assim uma parte importante do nosso processo terapêutico integrado. Em nome do Serviço de Pediatria da ULS Almada-Seixal agradeço à Associação Nuvem Vitória e aos seus voluntários, que estão diariamente no hospital em horário noturno, dedicando tempo privilegiado das suas vidas pessoais às crianças internadas e às suas famílias”, declara João Franco, Diretor do Serviço de Pediatria da ULS Almada-Seixal.

Saiba mais sobre a Nuvem Vitória aqui.