O apoio da Fundação “la Caixa” BPI permite formar 140 novos voluntários e levar a hora da história da Nuvem Vitória a mais de mil crianças internadas por mês nos hospitais Beatriz Ângelo e Amadora-Sintra

A Nuvem Vitória é uma associação fundada em 2016 e reconhecida como IPSS, que reúne mais de 1300 voluntários e que todas as noites conta histórias de embalar a crianças e adolescentes que estão internados. Com o apoio e financiamento da Fundação “la Caixa” BPI, a associação iniciou ações de voluntariado em dois novos hospitais: o hospital Beatriz Ângelo (Loures) e o hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e formou 140 novos voluntários que irão fazer parte das duas novas equipas da Nuvem Vitória para cada unidade de saúde.

A formação da equipa do Hospital Beatriz Ângelo decorreu nos dias 4 e 5 de outubro, e as ações de voluntariado começaram já nesta segunda-feira, 3 de novembro. Já a formação da equipa do Hospital Amadora-Sintra realizou-se no fim de semana passado, 1 e 2 de novembro, estando o início das ações previsto para dezembro.

“É com um sentido de gratidão que recebemos a Nuvem Vitória no Hospital Beatriz Ângelo. A sua presença tem um valor incalculável, as histórias, música e ternura que trazem às nossas crianças são mais do que momentos de distração, são um verdadeiro gesto de cuidado e humanização. A voz amiga da Nuvem Vitória ajuda a transformar o ambiente hospitalar num espaço mais acolhedor e sereno, contribuindo para o bem-estar emocional dos nossos pequenos doentes e das suas famílias”, declara o Dr. David Lito, Diretor do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo.

Declaração Diretor/a da Pediatria do Hospital Amadora-Sintra

Desde 2016, a associação já contou 121 mil histórias a 83 mil crianças internadas em 12 pediatrias do país – como o Hospital Santa Maria (Lisboa) e o Hospital São João (Porto) – o que corresponde a mais de 36 mil horas de leitura.

“Com este apoio, e no conjunto dos dois hospitais, a Nuvem Vitória poderá chegar a mais de 10 mil crianças internadas por ano, considerando a capacidade conjunta de 66 camas pediátricas46 no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca e 20 no Hospital Beatriz Ângelo. Isto é mais uma grande vitória da nossa associação”, afirma Fernanda Freitas, Presidente Executiva da Nuvem Vitória.

Saiba mais sobre a Nuvem Vitória aqui.