O docente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto, Miguel Padilha, foi hoje eleito como primeiro diretor da ESEP enquanto unidade orgânica da Universidade do Porto.

No próximo dia 23 de dezembro, a ESEP organiza a cerimónia de tomada de posse do diretor para o mandato 2025-2030, que terá lugar pelas 11:00 horas no edifício sede da ESEP (Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 830, Porto).

O Professor Doutor Miguel Padilha sucede ao Professor Doutor António Luís Rodrigues Faria de Carvalho.

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto convida os órgãos de comunicação social a acompanhar a cerimónia.

Sobre Miguel Padilha

Miguel Padilha é doutorado em Enfermagem, agregado à Universidade de Évora, e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e em Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, possuindo ainda um postgraduate certificate em reabilitação respiratória pela European Respiratory Society.

É professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto, onde coordena o Mestrado e a Pós-Graduação em Enfermagem de Reabilitação. Integra o Conselho Técnico-Científico da ESEP e exerce funções como diretor executivo do IP Alliance (Aliança PRR/ESEP–FMUP–ESS). É também membro da comissão de avaliação externa da A3ES.

Coordenou o grupo de enfermeiros da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2022–2025) e foi Chair do Nurses Group da European Respiratory Society no mesmo período. É membro fundador da International Coalition of Respiratory Nurses e integra a assembleia geral da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação.

É investigador principal do grupo Tech4EduSim do CINTESIS e membro do Comité Científico do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde. Desenvolve ainda atividade editorial como editor associado da Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação e da Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Ao longo do seu percurso científico, publicou 64 artigos em revistas especializadas e foi autor de 10 capítulos de livros. Participou em sete projetos de investigação e foi investigador responsável em quatro.

Sobre a Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto:

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto (ESEP) é uma instituição de ensino superior de referência nacional e internacional no ensino da Enfermagem, constituindo-se como um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo nos processos de cuidar em saúde.

Composta, atualmente, por cerca de 1.700 estudantes de licenciatura, pós-graduação e mestrado, é uma das mais antigas e reconhecidas instituições de formação e investigação em enfermagem do país, tendo sido distinguida, pelo Ministério da Saúde, com a Medalha Grau de Ouro por Serviços Distintos, destacando-se, ainda, como a mais prestigiada instituição portuguesa de Enfermagem no segmento “Excelência” do ranking científico internacional Scimago.