O Município de Loures lamenta o afastamento da atual administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, informação da qual teve conhecimento apenas através da comunicação social.

Neste contexto, o Município deixa uma palavra de reconhecimento à Presidente do Conselho de Administração, Dra. Rosa Matos, bem como a toda a restante equipa, com quem a autarquia tem mantido uma relação institucional de grande proximidade, cooperação e diálogo, sempre em benefício da população.

Desde a criação das Unidades Locais de Saúde, a ULS de São José tem assegurado a prestação de cuidados de saúde à zona oriental do concelho de Loures, quer ao nível dos cuidados de saúde primários, quer ao nível dos cuidados hospitalares, nomeadamente através do Hospital de São José. É igualmente lamentável que esta decisão tenha sido tomada sem qualquer consulta prévia aos municípios, os quais, de acordo com a legislação em vigor, não só são responsáveis pela gestão dos equipamentos de saúde como devem ter uma palavra a dizer sobre a constituição dos conselhos de administração das ULS, designadamente na indicação de um dos seus membros.

O Município de Loures reafirma a importância do respeito pelo princípio da cooperação institucional e pelo papel dos municípios na intervenção  do Serviço Nacional de Saúde, em particular em matérias que têm impacto direto nas respostas de saúde a prestar à população.