A Câmara Municipal de Valença promoveu duas ações de capacitação “A Intervenção Centrada na Pessoa com Demência”, dirigida aos funcionários das IPSS do concelho, com especial enfoque em técnicos, ajudantes de lar e cuidadores.
Esta iniciativa reflete a preocupação do município em assegurar que as instituições locais disponham das competências necessárias para prestar um apoio cada vez mais atento, qualificado e humanizado às pessoas com demência. A ação teve uma forte componente técnica e prática, visando dotar os participantes de estratégias que lhes permitam responder, de forma mais eficaz, às necessidades específicas destes utentes, contribuindo simultaneamente para a melhoria da sua qualidade de vida.

A formação foi dinamizada pela psicóloga Carmina Rei, que abordou metodologias de intervenção centradas na pessoa, promovendo práticas ajustadas à realidade diária das IPSS e às exigências crescentes associadas ao espectro das demências.

Esta ação integrou o Projeto Pontes D’ Encontro, financiado pelo Norte 2030 – Fundo Social Europeu, reafirmando o compromisso da Câmara Municipal de Valença com o reforço da rede social do concelho e com a qualificação contínua dos profissionais que cuidam da população mais vulnerável.