Com o apoio dos CTT
A Cruz Vermelha Portuguesa celebra 161 anos dedicados à assistência humanitária e social com o lançamento de uma edição exclusiva de selos comemorativos, que assinala o encerramento do ciclo de comemorações dos 160 anos da Instituição.
Desenvolvida em parceria com os CTT, a coleção é composta por quatro selos e quatro postais filatélicos, disponíveis em pack (4 selos + 4 postais) pelo valor de 5€, podendo ser adquiridos nas lojas CTT.
Esta edição especial celebra mais de um século e meio de missão humanitária e reafirma o compromisso permanente da CVP com a proteção das populações mais vulneráveis, todos os dias e em todo o território nacional.
Com a curadoria de Marta Nunes e da Eighteen Brandstudio, “Consigo” é o conceito que inspira e dá nome a esta coleção, assumindo uma dupla força semântica que traduz a essência da missão da CVP. Por um lado, expressa a capacidade individual “eu consigo, associada à superação, à autonomia e à dignidade. Por outro, afirma a presença constante “a CVP está comigo”, simbolizando cuidado, empatia e acompanhamento.
“Consigo” é mais do que uma palavra: é um compromisso. Quando alguém afirma “eu consigo”, a CVP responde “estou consigo”. Este diálogo reforça, de forma clara, os valores de Dignidade, Proximidade e Humanidade, refletindo o trabalho diário de capacitação que a CVP desenvolve todos os dias junto das comunidades.
A identidade gráfica da coleção foi criada para materializar esta ideia de compromisso e presença contínua. Os quatro selos ilustram momentos de superação e autonomia individual, ligados por um fio contínuo, elemento simbólico que representa união, ajuda e presença. Este fio percorre cada cenário, ligando percursos e histórias, reforçando que a resposta humanitária da CVP não se limita ao instante. Permanece, acompanha, apoia, capacita e transforma, lado a lado com cada pessoa.
“Ao celebrarmos 161 anos, reafirmamos a nossa razão de ser, colocar as pessoas sempre no centro da nossa resposta. A coleção “Consigo” corresponde à força de quem supera e à certeza de que nunca está só – porque a CVP está sempre presente, com Humanidade, Proximidade e Dignidade. É este compromisso de capacitar e ficar ao lado que nos guia, ontem, hoje e todos os dias”, salienta António Saraiva, Presidente Nacional da CVP.
Celebrar 161 anos é, antes de tudo, celebrar pessoas. As que, todos os dias, escolhem servir e as que, atravessam momentos em que o apoio faz toda a diferença. A coleção “Consigo” é estar ao lado, sem condições; é olhar cada pessoa e reconhecer nela a mesma dignidade, a mesma coragem e a mesma capacidade de recomeçar. Há 161 anos que caminhamos com as comunidades, com humanidade e proximidade, onde a vulnerabilidade se sente e a esperança precisa de chegar.
António Saraiva, Presidente Nacional da CVP sublinha ainda que “É essa presença firme, comprometida e verdadeiramente humana, que continuaremos a assegurar, hoje e todos os dias”.
Para João Caboz Santana, Diretor de Filatelia e Relações Institucionais dos CTT, “a filatelia tem a capacidade única de preservar memórias coletivas e contar histórias que marcam o país. Com esta emissão dedicada aos 160 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, os CTT homenageiam uma instituição cuja presença permanente junto das pessoas representa solidariedade, proximidade e humanidade. Estes selos não celebram apenas uma história – transportam um compromisso que continua diariamente em cada comunidade.”
Sobre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP):
A CVP é uma instituição humanitária com 160 anos de história, dedicada ao apoio a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Com presença nacional através das suas estruturas locais e milhares de voluntários, atua em áreas como ação social, saúde, emergência, formação e cooperação internacional. Promove respostas sustentáveis que visam a dignidade, autonomia e resiliência das populações, em alinhamento com os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Por um futuro mais digno.
Todos os dias.
Saiba mais através do site oficial da Cruz Vermelha Portuguesa