• Está em forma para viver um grande amor? – este é o mote para o rastreio gratuito
  • O rastreio inclui testes para avaliação de risco de doenças cardiovasculares, diabetes e avaliação postural
  • A rede de ginásios Solinca é parceira desta iniciativa promotora da saúde e de hábitos de vida saudáveis

Na próxima sexta-feira, 13 de fevereiro, véspera do Dia dos Namorados, o Hospital de Santa Maria – Porto promove a 13.ª edição da iniciativa “Bate, Bate Coração”, um rastreio gratuito aos fatores de risco de doença cardiovascular, dirigido a toda a população a partir dos 18 anos. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, na entrada do hospital, junto à receção.

Está em forma para viver um grande amor?” é a pergunta que serve de mote a esta ação, que o Hospital de Santa Maria – Porto promove anualmente com o objetivo de reforçar os laços de proximidade com a comunidade, avaliar o risco de doenças cardiovasculares e sensibilizar a população para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

O rastreio inclui testes de medição da pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia, bem como a medição do peso e da altura, perímetros da cintura e da anca e cálculo da razão. Participam nesta iniciativa as equipas de Enfermagem e de Nutrição do Hospital, além do apoio administrativo, garantindo um acompanhamento profissional e personalizado aos participantes.

Este ano, a ação conta também com a parceria da rede de ginásios Solinca, que terá uma equipa presente para realizar uma avaliação funcional e postural, incluindo testes de mobilidade do ombro e o teste Seat and Reach, que permite avaliar a flexibilidade dos músculos das pernas e da zona lombar. No conjunto, o rastreio inclui uma bateria de testes que constituem indicadores importantes da saúde física geral e da mobilidade.

Para Lurdes Serra Campos, diretora-geral do Hospital de Santa Maria – Porto, a ação “Bate, Bate Coração” é já uma marca da instituição: “Vamos já na 13.ª edição e registamos sempre grande aceitação por parte do público. É uma ação que promove hábitos de vida saudáveis e está totalmente alinhada com a filosofia do hospital, que aposta numa medicina cada vez mais preventiva”.

A responsável destaca ainda a importância do envolvimento com a comunidade: “Este rastreio é também uma forma de reforçar a proximidade do hospital à comunidade envolvente, contribuindo ativamente para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população”.

Com esta iniciativa, o Hospital de Santa Maria – Porto reforça o seu compromisso com a prevenção, a literacia em saúde e a promoção do bem-estar cardiovascular, associando a celebração do amor ao cuidado com o coração e com a saúde em geral.