Mind & Health Talks |25 FEV, 14h | Univ. Europeia, Campus da Quinta do Bom Nome, Lisboa

Primeira edição é dedicada ao tema das dependências e saúde mental
A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia organiza, no próximo dia 25 de fevereiro, a 1.ª edição das Mind & Health Talks – Ciclo de Conferências em Psicologia e Ciências da Saúde, em parceria com o CIDESD-UEuropeia e o Fórum Saúde XXI, que terá lugar no Auditório do Campus da Quinta do Bom Nome, em Lisboa, a partir das 14 horas.
Esta primeira edição, dedicada ao tema “Dependências – O papel da Psicologia”, surge em associação com a sinergia do lançamento do livro sobre o tema, coordenado, entre outros, pelo Prof. Mauro Paulino, docente da Universidade Europeia, e que serviu como mote para organização de conferência mais alargada, e enquadrada neste ciclo de conferências.
O evento pretende promover um espaço de reflexão e debate sobre um dos maiores desafios atuais da saúde mental. As dependências, quer sejam de substâncias ou comportamentais, assumem hoje uma complexidade crescente, influenciada por fatores psicológicos, sociais e contextuais, exigindo respostas terapêuticas integradas, atualizadas e centradas na pessoa. A Psicologia surge, neste contexto, como uma área central na prevenção, avaliação e intervenção, desde a adolescência até à idade adulta.
A sessão de abertura conta com a participação de Teresa Santos, Dean da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia, e de Hélia Gonçalves Pereira, Reitora da Universidade Europeia. Segue-se um primeiro painel dedicado às respostas nacionais nos comportamentos aditivos e aos consumos na adolescência, com moderação de Pedro Aires Fernandes, docente da Universidade Europeia, e intervenções de Sofia Albuquerque, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), e de André Tavares Rodrigues, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).
O programa inclui ainda uma mesa-redonda dedicada à intervenção psicológica nas dependências, moderada por Mauro Paulino, docente da Universidade Europeia, que reúne profissionais com experiência clínica em diferentes contextos: Rita Morais, da Recare – Tratamento, Suporte e Aconselhamento de Comportamentos Aditivos, Carlos Filipe Saraiva, da Mind – Psicologia Clínica e Forense, e Pedro Hubert, do Instituto do Apoio ao Jogador. A conferência prossegue com uma intervenção sobre toxicodependência e dano cognitivo, destacando a importância da avaliação psicológica, a cargo de Margarida Ferraz, da ForYourMind – Serviços de Formação, Psicologia e Consultoria, antes do momento final de perguntas e encerramento.
Ao longo da tarde, serão abordadas temáticas como os consumos problemáticos – das substâncias ao jogo –, o impacto das dependências no desenvolvimento cognitivo e emocional, o papel da família, da escola e da comunidade, bem como os desafios emergentes associados a comportamentos aditivos e às novas realidades sociais. A iniciativa inspirada pelo livro Dependências – Manual de Intervenção Psicológica (Pactor), Coordenado por Margarida Ferraz, Mauro Paulino e Jorge Negreiros, valoriza uma abordagem humanista, baseada na evidência científica, na redução de riscos e na minimização de danos, promovendo um olhar crítico e informado sobre as práticas existentes.
As Mind & Health Talks afirmam-se como um novo espaço de diálogo entre academia, profissionais de saúde e sociedade, reforçando o compromisso da Universidade Europeia com a produção e partilha de conhecimento nas áreas da Psicologia e das Ciências da Saúde.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui, mediante a disponibilidade de lugares.
Local: Auditório da Universidade Europeia – Campus da Quinta do Bom Nome, Carnide, Lisboa
Data: 25 de fevereiro de 2026
Horário: das 14h00 às 17h00