Há um programa que ensina competências socioemocionais que está a marcar a diferença no panorama da Educação, tendo já impactado cerca de 11 mil alunos. O “Calmamente – Aprendendo a Aprender-seafirma a sua expansão por várias escolas do país, tornando-se uma referência na integração destas competências no ensino curricular de crianças e jovens. O projeto arranca, esta semana, em várias escolas de Santa Maria da Feira.

Com presença em todo o território continental e nos Açores, o programa Calmamente –dinamizado pela Associação Mente de Principiante que defende uma educação integral – tem vindo a ser implementado tanto através de projetos municipais de âmbito global, como por professores, psicólogos e outros técnicos de formação, que aplicam o programa nas suas turmas e grupos, sempre em articulação com a entidade autora do projeto. A Zona Norte e o Centro do país concentram, neste momento, a maior expressão da implementação.

O reconhecimento e a consolidação do programa foram reforçados em 2020, ano em que o programa Calmamente integrou as Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, um marco relevante no seu percurso de validação e crescimento.

Atualmente, o programa conta com parcerias ativas com o Município de Valongo, o Município de Santa Maria da Feira e o Pallco – Performing Arts School and Conservatory, no Porto. 

Ao longo dos últimos anos, o Calmamente foi também implementado em colaboração com diversas entidades e territórios, entre os quais a Associação Solidaried’Arte (Açores), os municípios de Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Paiva, os Salesianos do Porto, a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, o Agrupamento de Escolas de Abel Salazar (Matosinhos), o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e a Associação Em Diálogo – Centro Comunitário da Póvoa do Lanhoso.

Benefícios avaliados cientificamente

A consistência e os benefícios do programa têm vindo a ser avaliados cientificamente por uma equipa do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade da Maia, que tem aferido o impacto das intervenções. Paralelamente, são realizadas de forma sistemática avaliações de satisfação e de perceção por parte da Associação Mente de Principiante, das escolas e agrupamentos envolvidos e das equipas municipais parceiras.

Recentemente, foi concluída a avaliação de satisfação do primeiro trimestre da intervenção no Pallco, junto das turmas de dança, com resultados considerados muito positivos, refletindo elevados níveis de satisfação e um forte reconhecimento, por parte dos alunos, do contributo do programa para o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal.

“Tendo em consideração os excelentes e consistentes resultados das avaliações de impacto e de satisfação, perspectivamos uma expansão contínua e sustentada das intervenções com o programa Calmamente, alicerçada, tal como até este momento, em fundamentação científica e dados comprovados, consolidando-se como referência na educação integral de crianças e jovens.”, avalia Andreia Espain, presidente da Associação Mente de Principiante e autora do Calmamente. 

Sobre o Programa ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’ O Calmamente é um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais que promove a autorregulação, a consciência emocional, a atenção plena e a relação consigo e com os outros, integrando-se de forma progressiva no contexto curricular e educativo de crianças e jovens da educação pré-escolar até ao ensino secundário.  Em 2020, o programa foi selecionado como Academia Gulbenkian de Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian.