O conto ‘Jardim de Abril’, escrito por Íris Ferreira, da Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa), ganhou o 1.º lugar do Prémio “Liberdade, Igualdade e Fraternidade | Professor Doutor Germano de Sousa”. O segundo classificado foi o vídeo ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade: entre a teoria e a prática’, de Madalena Mata e Maria Inês Soares, da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral (Belmonte). A iniciativa, organizada pela Associação Clube Lusitânia em homenagem ao Professor Doutor Germano de Sousa, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, atribuiu também cinco menções honrosas.

Alunas da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, e da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, foram as vencedoras do Prémio “Liberdade, Igualdade e Fraternidade | Professor Doutor Germano de Sousa”, que incentiva a produção de trabalhos escritos ou em vídeo, por estudantes do ensino secundário, sobre os valores fundadores das sociedades democráticas. Outros cinco trabalhos, de alunos de Vila Real, Paredes, Salvaterra de Magos, Valongo e Estarreja, foram distinguidos com menções honrosas neste concurso promovido pela Associação Clube Lusitânia, em homenagem ao Professor Doutor Germano de Sousa, antigo bastonário da Ordem dos Médicos.

“Foi com enorme orgulho que recebemos candidaturas de todo o país, com trabalhos escritos e em vídeo que promoveram, de forma criativa e original, os valores fundamentais das sociedades democráticas. Os vencedores do 1.º e 2.º prémios destacaram-se pela qualidade, pertinência e criatividade dos trabalhos apresentados. Ainda assim, a elevada qualidade de várias candidaturas levou a Associação Clube Lusitânia e o Júri a atribuírem também menções honrosas”, afirma Mário Rodrigues Pontes, Presidente da Associação Clube Lusitânia e Presidente do Júri, composto por 15 elementos das mais variadas áreas da sociedade civil.

O primeiro prémio, no valor de 600 euros, foi atribuído a Jardim de Abril, um conto escrito por Íris Ferreira, aluna do 12.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa). Nesta obra, um caderno antigo leva uma jovem não só a descobrir o passado do avô durante a ditadura em Portugal, como também a refletir sobre os conceitos Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O trabalho Liberdade, Igualdade e Fraternidade: entre a teoria e a prática, da autoria de Madalena Mata e Maria Inês Soares, estudantes do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral (Belmonte), foi o segundo classificado, sendo premiado com 300 euros. Trata-se de um vídeo cujo elemento central é uma balança e através da qual é dado peso aos conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, confrontando a teoria com a prática social.

As menções honrosas, que serão premiadas com 100 euros, foram atribuídas aos trabalhos A Lição da Celeste!, de Ana Leonor Correia Coelho Ferreira Martins (Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Real); Liberdade, Igualdade e Fraternidade: A Voz das Pessoas, de Maria João Sousa Branco (Escola Secundária de Paredes); Liberdade nas Sombras, de João Tomás Gomes dos Santos Crispim (Escola Profissional de Salvaterra de Magos); O Mundo antes dos Direitos Humanos, de Beatriz Camões Ribeiro, Francisco Teles da Silva e Raquel Coelho Costa (Escola Secundária de Valongo); e O Peso do Verbo num Mundo de Vidro, de Isabel Margarida da Silva Nunes (Escola Secundária de Estarreja).

Os prémios serão entregues numa cerimónia a realizar-se a 23 de maio, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

O Prémio “Liberdade, Igualdade e Fraternidade | Professor Doutor Germano de Sousa”, da Associação Clube Lusitânia, tem como principal objetivo fomentar a reflexão crítica e a expressão criativa dos jovens sobre liberdade, igualdade e fraternidade. É uma homenagem ao Professor Doutor Germano de Sousa, médico patologista clínico, professor universitário, fundador do Grupo Germano de Sousa e antigo bastonário da Ordem dos Médicos, pelo seu legado e compromisso com a ciência, a cidadania e a ética em Portugal.

Pode consultar mais informações sobre o Prémio através do website www.premiogermanosousalusitania.pt

Sobre a Associação Clube Lusitânia:

A Associação Clube Lusitânia tem por objeto a promoção da cultura, da cidadania, dos valores democráticos e dos direitos humanos, operacionalizado através de:

  • Organização de eventos culturais ou recreativos.
  • Organização de palestras e conferências.
  • Promoção e edição de publicações.
  • Promoção de apoio fraterno e solidário a pessoas carenciadas.
  • Realização de quaisquer outras atividades integradas no seu objeto e necessárias à sua prossecução.
  • Apoio a organizações congéneres que comunguem os mesmos princípios ou prossigam idênticos objetivos.

Participaram nos debates organizados, desde 2005, pela associação, as seguintes personalidades: Adriano Moreira, Agostinho Pereira de Miranda, Ana Gomes, António Câmara, António Pinto Ribeiro, Augusto Mateus, Carolino Monteiro, Conde Rodrigues, Costa Pinto, D. Manuel Clemente, Diogo Vasconcelos, Elvira Fortunato, Ernâni Lopes, Félix Ribeiro, Francisco Beça, Francisco Louçã, João Bosco Mota Amaral, João Cravinho, João Lobo Antunes, João Proença, Joaquim Valente, Joana Gonçalves de Sá, José Lamego, Leonor Beleza, Loureiro dos Santos, Luís Marques Mendes, Maria de Lurdes Rodrigues, Rodrigo Martins, Rui Pena Pires, Segadães Tavares e Vital Moreira.