A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) apresenta a Digital Academy no próximo dia 22 de julho, entre as 11h30 e as 13h00, no Auditório David Ferreira, localizado no Edifício Egas Moniz da FMUL.
A Digital Academy assinala uma nova etapa na transformação do ensino da Medicina e representa uma aposta estratégica da Faculdade na promoção da literacia digital e da inovação em saúde.
O projeto foi desenvolvido para preparar estudantes, de qualquer curso na área da saúde e de qualquer instituição, bem como profissionais de saúde de qualquer entidade, para os desafios da Medicina do futuro, promovendo a integração de áreas como a inteligência artificial, os dados em saúde, a realidade virtual e aumentada, entre outras tecnologias digitais que estão a transformar a forma como se ensina, se aprende e se prestam cuidados de saúde.
No lançamento da Digital Academy serão disponibilizados os dois primeiros cursos: AI Agents in Healthcare: From Foundations to Practice e No-Code Medical Hackathon.
Concebidos para dotar os participantes de competências práticas e atuais nas áreas da inteligência artificial, da inovação e da transformação digital em saúde, estes cursos já podem ser consultados e adquiridos através da seguinte hiperligação: https://digitalacademy.medicina.ulisboa.pt/
«A Digital Academy será uma nova forma de pensar o ensino médico, preparando estudantes e profissionais para um contexto cada vez mais digital e alinhado com os desafios emergentes, quer no Ensino Superior quer na Saúde», afirma João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, assinalando ainda que a Digital Academy será, progressivamente, a plataforma educacional preferencial da FMUL.
Mais do que uma plataforma de formação, a Digital Academy consolida a visão da FMUL para uma educação médica mais inovadora, reforçando o ecossistema digital já desenvolvido pela instituição, que integra soluções de e-learning, ambientes de aprendizagem virtual e novas metodologias pedagógicas.
«Com a Digital Academy queremos capacitar estudantes e profissionais para utilizarem estas ferramentas de forma crítica, ética e orientada para a melhoria dos cuidados de saúde», sublinha Pedro Gouveia, professor convidado da FMUL, médico-cirurgião na Fundação Champalimaud e um dos principais mentores do projeto.
Com esta iniciativa, a FMUL dá um novo passo na sua estratégia de inovação pedagógica, ambicionando afirmar a Digital Academy como referência nacional e internacional na formação em saúde digital e na preparação das novas gerações de profissionais de saúde.