Com início já em janeiro de 2026
Escola Superior de Saúde Atlântica conta com duas novas edições de pós-graduações na área de saúde. As candidaturas já estão abertas
Fisioterapia Aquática e Osteopatia Infantil. Estas são as duas áreas que contam com pós-graduações no início de 2026, na ESSATLA – Escola Superior de Saúde da Atlântica. Estruturadas para reforçar a qualificação técnica e clínica de fisioterapeutas e osteopatas, as formações arrancam em janeiro do próximo ano e o processo de candidaturas já está aberto.
Intervenção terapêutica em meio aquático
Numa realidade em que a prática terapêutica visa dar resposta à crescente procura por abordagens inovadoras, a hidroterapia tem vindo a tornar-se numa das áreas com maior crescimento e impacto na prática clínica. Neste sentido, a pós-graduação em Fisioterapia Aquática surge para aprofundar competências de avaliação, tratamento e reabilitação de pessoas com diferentes condições de saúde, através da intervenção especializada no meio aquático, aproveitando as propriedades físicas da água como recurso facilitador de mobilidade e recuperação funcional.
Marcada por uma forte componente prática – com sessões em ambiente aquático supervisionado –, esta formação prepara fisioterapeutas para intervir de forma diferenciada em condições ortopédicas, cardiorrespiratórias, neuromusculares entre outras. Com um corpo docente composto por fisioterapeutas e especialistas de elevada experiência – com prática clínica nacional e internacional –, a pós-graduação em Fisioterapia Aquática decorre entre janeiro e dezembro de 2026, ao longo de 14 fins de semana.
Pós-graduação em Osteopatia Infantil segue para a 10.ª edição
Focada na avaliação e intervenção manual em bebés, crianças e adolescentes, a pós-graduação em Osteopatia Infantil visa aprofundar conhecimentos especializados e competências técnicas dos profissionais no contexto pediátrico. A caminho da sua 10.ª edição, este curso afirma-se na oferta formativa da ESSATLA, como uma formação essencial para os profissionais que procuram intervir numa área altamente especializada, marcada pela necessidade de diagnóstico rigoroso e de uma abordagem personalizada.
De janeiro a setembro, ao longo de 226 horas, a pós-graduação combina fundamentos teóricos com uma prática supervisionada, privilegiando a aplicação de técnicas baseadas na evidência, sustentadas por um intenso conhecimento em anatomia, fisiologia e embriologia do bebé. Esta abordagem permite aos profissionais adquirir segurança e precisão na atuação em âmbito pediátrico, preparando-os para intervir no tratamento de disfunções de recém-nascidos e crianças, visando a obtenção de melhorares resultados em contextos hospitalares e comunitários.
As candidaturas para as pós-graduações já se encontram abertas e podem ser submetidas através da plataforma de candidaturas da instituição. Mais informações podem ser consultadas no site da ESSATLA.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2025, a ESSATLA foi distinguida com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva pelo IEFP. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.