Unidade Local de Saúde Alentejo Central

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, promove no próximo dia 30 de janeiro, a 31.ª Edição do “Caminho dos Hospitais” que terá lugar no Hospital do Espírito Santo de Évora, das 09h30 às 13h00.

Dedicada ao tema “Gestão Colaborativa da Saúde: A Eficiência da Proximidade“, esta edição abordará temas cruciais para a evolução da gestão hospitalar, nomeadamente a integração de cuidados primários e hospitalares, a melhoria da acessibilidade e qualidade dos serviços de saúde e a implementação de modelos de gestão baseada na proximidade. 

Conheça o PROGRAMA. Mais informações sobre a iniciativaestão disponíveis aqui.

“Caminho dos Hospitais” é, desde julho de 2016, uma iniciativa da APAH que constitui uma aposta na proximidade à comunidade hospitalar para atenuar situações de periferia através de visitas e reuniões programáticas às unidades do SNS, de forma descentralizada, dando especial enfoque a temas da atualidade. A par da articulação com os Administradores Hospitalares locais, estão na sua génese a comunicação, a cooperação e a excelência no contacto com os Conselhos de Administração, para conhecimento da realidade e dos desafios de cada hospital e para a promoção da qualidade da gestão hospitalar. Em paralelo, a APAH convida todos os seus associados e, em geral, a comunidade hospitalar e da saúde a participarem nas conferências e debates sobre múltiplas temáticas que decorrem no âmbito da iniciativa.

Sobre a APAH

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedica-se a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.

Sobre a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central tem por missão a prestação integrada de cuidados de saúde primários e hospitalares à população da sua área de influência direta e indireta, sendo norteada pela excelência, diferenciação, adequação e tempestividade dos cuidados de saúde prestados.

O território de abrangência direta da ULSAC corresponde à NUTS III Alentejo Central, a qual integra o Distrito de Évora, composto por 14 concelhos: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa. Atualmente a população residente na NUTS III Alentejo Central é de 152.444, sendo que este número tem assumido um contínuo declínio desde 2011 (decresceu cerca de 8,62%), declínio esse bem acima da média nacional (1,85).

A nível de abrangência indireta, a área de influência da ULSAC corresponde aos Distritos contíguos, nomeadamente: Portalegre (a norte), Beja (a sul) e parte oeste de Setúbal (a oeste), na zona do Alentejo litoral. A leste, o distrito de Évora faz fronteira com Espanha, sendo, portanto, um dos Distritos delimitadores do território nacional.